quinta-feira, 24 de junho de 2010

MILTON SANTOS


Lembro com muita saudade do geográfo Milton Santos. recordo que participava de uma reunião na sede da Apeoesp, quando fui informado de sua morte. Imediatamente nós nomeamos um grupo pequeno de professores que foi acompanhar o seu velorio, que inclusive foi na Igreja Nossa Senhora dos homens Preto, em São Paulo no Largo do Paisandu.
Haviamos convidado pra fazer a abertura de um seminário, isto bem antes, quando ele não pode comparecer e foi substituido nada mais e nada menos, pelo senador Aloisio mercadante. Que inicio o seminário informando que ele jamais substituiria um homem como Milton Santos, ele inclusive falaria outro tema ligado a economia, e não iria discorrer, sobre o tema que Milton teria preparado.
Milton Santos era bahiano de Brotas de Macaubas, mas viveu em outros municípios , como Ubaituba, Alasbaco e Salvador. Começou aostreze anos ensinando matemática, aos quinze geografia e aos 18 anos ingressava na carreira de Direito. Estudo geografia. E acabou trabalhando no magistério, no jornalismo e passou a ser militante de esquerda. Catedrático em geografia acabou o doutorado em Stramburgo na fronteira da França com a Alemanha. No Brasil criou o Laboratório de Geomorfologia e de estudos regionais. JanioQuadros nomeou para sub-chefe do gabinete Civil, quando viajou para Cuba numa Comitiva presidencial.
Em 1964 foi fixado e acabou sendo perseguido pelos ilitares, foi trabalhar em Bordeaux, Paris, foi contratado pela OEA, OIT, UNESCO. recebeu o título de Doutor Honóris causas em 16 (desesseis) Universidades Mundiais, pelo seu trabalho sobre geografia urbana. Foi presidente da Associação dos Geografos brasileiro, daAssociações dos Pós graduados em Geografia e Pesquisa e Planejamento urbano. E o seu exemplo era de u ser simples, educado. Um negro de bens morais e etico, na concepção de sua vida.
A tela da reflexão deixa um pouco a sua vida exposta como lição de vida.
Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog