quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 12 de fevereiro

Abraham Lincoln


Em 12 de fevereiro de 1809 - Nasceu o presidente norte americano Abraham Lincoln (falecido em 1865)
Charles Darwins


Em 12 de fevereiro de 1809 - nasceu Charles Darwins cientista que investigou a evolução das espécies.
Arlindo Veiga dos Santos e José Leite
Em 12 de fevereiro de 1902 - Nasceu Arlindo Veiga dos Santos, o primeiro presidente da Frente Negra Brasileira - FNB, Itu-SP.
Olga Benário


Em 12 de fevereiro de 1908 - Nasceu em Munique Olga Benário, revolucionária comunista brasileira.
Mãe Florencia
Em 12 de fevereiro de 1935 - Nasceu em Olimpia -SP, Florência Pereira dos Anjos, babalorixás brasileira moradora em São José do Rio Preto-SP.
Martinho da Vila


Em 12 de fevereiro de 1938 - Nasceu Martinho Jose Ferreira o cantor e compositor brasileiro  Martinho da Vila, natural do Rio de Janeiro.
Dominguinhos



Em 12 de fevereiro de 1941 - nasceu o cantor compositor e instrumentista Dominguinhos (falecido em 23/07/2013.

O movimento de protesto contra a Censura, levou a classe teatral brasileira à decretação de uma greve de 72 horas no Rio e em São Paulo. Profissionais do teatro e do cinema, escritores, arquitetos e artistas plásticos, munidos de faixas e cartazes concentraram-se nas escadarias do Teatro Municipal, na Cinelândia, Rio de Janeiro. O povo reagiu favoravelmente, assinando as listas de solidariedade que circulavam nas escadarias.

Os últimos atos da Censura teatral mostraram a força do poder autoritário no Brasil com a proibição de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams; Senhora da Boca do Lixo, de Jorge de Andrade , e Poder Negro, de Le Roy Jones; além de suspender por 30 dias os atores Maria Fernanda e Oscar Araripe. Afirmaram os artistas que Um Bonde Chamado Desejo já havia sido representada centenas de vezes no Brasil e que Senhora da Boca do Lixo foi encenada por 300 dias, no Teatro Nacional de Lisboa.

Os líderes do movimento acrescentaram: "O que levou os artistas às ruas tem raízes bem profundas, na manifestação policialesca de um grupo que procura sufocar a cultura como forma de expressão da oposição, no plano intelectual, ao que vem ocorrendo no país".
No cinema, o processo arbitrário da Censura Federal estava do mesmo modo presente.

Intelecutais coordenam o movimento
Artistas de mãos dadas: Eva Tudor, Tonia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Benguel. Gonçalves/CPDoc JB

Fizeram parte do movimento: Oto Maria Carpeaux, Chico Buarque de Holanda, Alceu de Amoroso Lima, Juca Chaves, Oscar Niemeyer, Abelardo Barbosa Chacrinha, Carlos Drummond de Andrade, Grande Otelo, Antônio Calado, Djanira, Vinícius de Morais, Tônia Carrero, Di Cavalcanti, Nelson Rodrigues, Gláuber Rocha, Cacilda Becker, Valmor Chagas, Paulo Autran, Bárbara Heliodora e Domingos de Oliveira. O Sr. Gama e Silva, Ministro da Justiça, não recebeu a comissão por ter ido a Petrópolis, a chamado do Presidente Costa e Silva.

Em 12 de fevereiro de 1968 - O Teatro vai as ruas contra a Censura no Brasil.

Ilê Aiyê


Em 12 de fevereiro de 1975 - O jornal da Tarde escrevia assim sobre o Ilê Aiyê, "Bloco Racista, Nota Destonante", na verdade os jornalistas daquele organismo de imprensa escrita  tinham cristalizados em suas mentes e no coração o positivismo da ordem e progresso que escondia todo um processo de discriminação, preconceitos e racismo no Brasil. E ao surgiu um grupo que expunha essa miséria intelectual reprimida ao bel prazer, isto fez com que os jornalistas se sentissem na oportunidade escandalizado. O bloco Ilê Aiyê patrimônio cultural da Bahia e da humanidade, apresentava a música "Que bloco é esse" de Paulo Camafeu.

Em 12 de fevereiro de 1979 - Triunfou a Revolução Popular do Irã



Em 12 de fevereiro de 1998 - Foi sancionado a Lei de Crimes Ambientais no Brasil



Em 12 de fevereiro de 2005 - Foi assassinada a freira norte americana Dorothy Stag, naturalizada brasileira no Para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog