quarta-feira, 25 de julho de 2012

Museu do Café da Unesp

Fachada do Museu do Café da Unesp.

 em Botucatu Museu do Café da Unesp recebe novas exposições


Obras expostas são dos artistas plásticos Nilson Dutra e Pas Schaefer De 13 de julho a 13 de agosto, o Museu do Café, localizado na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, expõe obras dos artistas plásticos Nilson Dutra e Pas Schaefer.

 A exposição “Tensão entre o estabelecido e o novo”, de Nilson Dutra, conta com 25 quadros de óleo sobre tela em que perspectiva e dimensionalidade são trabalhadas por meio de formas geométricas. Segundo Oscar D´Ambrosio, curador da exposição, Nilson apresenta neste trabalho "o complexo processo em que o inusitado pode ocorrer dentro de um respeito à tradição da pintura". “Coisas da natureza / Natureza das coisas” é a exposição de Pas Schaefer, que estudou Ciências Naturais na USP e assim abriu campo favorável em sua nova empreitada: pensar na complexidade dos ambientes e sua relação entre diferentes espécies de indivíduos. “Esta exposição conta com seis obras a partir de técnicas como o óleo sobre tela e o grafite, apresentando um novo olhar sobre a natureza, principalmente, o fundo do mar”, conta José Eduardo Candeias, coordenador do Museu do Café e curador da exposição. Ampliação do acervo - No dia 4 de junho foi encerrada a exposição de grafites do artista Conrado Zanotto, visitada por mais de mil e quinhentas pessoas. Com o término da exposição, o artista gentilmente doou um de seus trabalhos.

 É um conjunto formado por duas telas de spray sobre tela com o tema “Velacessa”. Com esta doação o Museu completa nove peças em seu acervo de obras de arte. São trabalhos de artistas como Carla Prates, Osmar Santos, Grupo Oka, Antonio Luiz Martins e Clauci da Cruz. Em breve, o Museu deve realizar uma exposição com as obras de seu acervo.

 Recentemente, também foram instalados no Museu 21 quadros com fotos antigas, em preto e branco, de diversos espaços da Fazenda Lageado como a entrada do prédio da Diretoria da Estação Experimental, o lago próximo à capela, a fachada da antiga Cooperativa, diversas imagens do terreiro, a casa grande, dentre outras. Esse material foi gentilmente disponibilizado para o Museu pelo Dr. Winston Bonetti Yoshida, docente da Faculdade de Medicina e apaixonado por fotografia. O arquivo disponibilizado por Yoshida possui outras imagens que também serão reproduzidas. Ele é também um “Amigo da Fazenda Lageado – Edição 2010”, em função do seu gesto, contribuindo para o engrandecimento do Museu do Café, e da história da Fazenda Lageado. Serviço: Exposições “Tensão entre o estabelecido e o novo”,de Nilson Dutra “Coisas da natureza / Natureza das coisas”, de Pas Schaefer Data: De 13 de julho a 13 de agosto Local:

Museu do Café, Fazenda Experimental Lageado, Botucatu

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 17h


Sergio Santa Rosa, da Assessoria de Imprensa da FCA/Botucatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog