sábado, 28 de julho de 2012

Uma arma espiritual do proletariado

Em que reside a importância social da filosofia marxista; e  e, do materialismo dialético e histórico?

A filosofia marxista surgiu como expressão dos interesses do proletariado, a classe que tem por missão histórica por fim ao regime capitalista e construir a nova sociedade onde não haja exploração do homem pelo homem.

De que modo?

Esta é a questão que a filosofia devia responder. "Os filósofos não tem feito mais que interpretar o mundo de modos diferentes - escreveu Karl Marx, mas o que é preciso é transformar.

Mostrando um quadro científico do mundo, revelando as leis do desenvolvimento   social, a filosofia das amplas massas populares, o marxismo adquiriu a eficácia que faltava ao sistemas filosóficos do passado.

O Materialismo dialético e histórico passou a ser a base ideológica das lutas de classe do proletariado, o fundamento te´rico da construção do comunismo.

Os partidos comunistas e operários guiam -se por ele ao elaborarem  a sua política nas complexas condições da nossa época.

Servindo-se da filosofia materialista dialética como instrumento de investigação científica, Marx e Engels procederam a uma análise profunda do regime econômico do capitalismo, descobriram as causas e o mecanismo da exploração capitalista, explicaram a inevitabilidade da queda do capitalismo, última formação econômico-social de classes antagônicas.





G.Chakhnazárov e Lu Krássine

escritores russos
Editora Progresso
Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog