domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cidades da Baixada Santista reverenciam Iemanjá neste domingo



Rainha do Mar
Cidades da Baixada Santista reverenciam Iemanjá neste domingo
De A Tribuna On-line
Domingo é dia de cultuar Iemanjá, a Rainha do Mar. Em Santos, pelo menos 3.500 pessoas são esperadas para a festa que começa a partir das 14 horas, na Ponta da Praia. Outras cidades, como Guarujá, Praia Grande e Mongaguá, também prestarão homenagens. Já São Vicente reservou as atividades para o próximo final de semana.

As festividades em Santos serão realizadas no entorno do Aquário Municipal. Dali, a imagem da homenageada, que deve chegar por volta das 15 horas, segue pela Avenida Bartolomeu de Gusmão até chegar à Ponte Edgar Perdigão, onde uma escuna e outras cinco embarcações devem levar os participantes a alto-mar, para as entrega das oferendas.

A cerimônia religiosa tem também o objetivo de divulgar a cultura afrobrasileira na região. Para isso, quem for ao Aquário poderá assistir apresentações de maculelê, capoeira e do balé afro de São Vicente.

Também haverá uma feira com peças de artesanato e pratos da gastronomia de origem africana, como o acarajé, além da venda de artigos religiosos e flores para quem quiser participar da procissão e oferecer à Iemanjá.

O cortejo será acompanhado pela percussão de tambores de um grupo de 100 integrantes do Afoxé Oba Alasim. O evento é presidido pelo babalorixá Marcelo Fomo de Logunede, da casa de candomblé ‘Ilê Asé Sobo Oba Àryrá’.


N/A
Em Santos, imagem será levada em procissão até a Ponte Edgar Perdigão, de onde parte para o alto-mar
Em Guarujá, mais de 10 mil pessoas também celebrarão. A programação, das 10 às 23 horas, contará com a realização de exposições, palestras, culinária típica e apresentações numa grande tenda central que será montada na Praça Horácio Lafer, na Enseada. Aliás, lá, a estátua à Iemanjá ganhará a cor negra.

De acordo com o presidente do Grupo Afro Ketu, Rafael Rodrigues, “ter a Iemanjá negra é uma reivindicação desde a primeira festa e a prefeita (Maria Antonieta) abriu esta porta. Este sempre foi o desejo dos babalorixás (pai do orixá) e yalorixás (mãe do orixá). A história do orixá no Brasil vem com a miscigenação e, na época da escravidão, era proibido cultuar deuses africanos".

O dia também é de festa para Iemanjá em Mongaguá, que terá procissão a partir das 9 horas, na Avenida Dom Pedro I, 1.976, Itaguaí. O trajeto segue até a Praia de Agenor de Campos, no Monumento à Iemanjá.

Praia Grande também conta com programação especial, o Movimento Cultural Presente de Iemanjá, a partir das 15 horas. Será em frente à estátua de Iemanjá, na Vila Mirim.

Em São Vicente, as festividades serão realizadas no próximo final de semana, com celebração, bênção e lavagem das escadarias da Igreja Matriz.

Iemanjá

A Rainha do Mar é considerada a padroeira dos pescadores e seu nome vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá, e significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Sua festa é bastante popular e os fiéis costumam levar presentes e oferendas, como flores, perfume, sabonete, espelho e bijuteria, que são lançados ao mar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog