domingo, 2 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 2 de fevereiro

James Joyce
obra de James Joyce


Em 2 de fevereiro de 1882 - Nasceu o escritor irlandês James Augustine Aloysius Joyce, um dos mais importantes escritores do século XX.
Batalha de Marracuene - MoçambiqueCombate de Marracuene, ou Gwaza Muthine,1 foi um combate que se travou a 2 de Fevereiro de 1895, nas proximidades de Marracuene, Moçambique, entre as forças rongas comandadas pelo jovem príncipe Zixaxa e forças portuguesas comandadas pelo major Alfredo Augusto Caldas Xavier. A batalha, ocorreu no contexto das operações de ocupação colonial portuguesa, ao tempo referidas como as Campanhas de Conquista e Pacificação.
Contexto

Em finais de Janeiro de 1895 uma força portuguesa, comandada pelo major José Ribeiro Júnior e tendo como segundo-comandante o major Alfredo Augusto Caldas Xavier, avança para Marracuene, na margem direita do rio Incomati. Devido a doença do major José Ribeiro Júnior a força passa a ser efectivamente comandada pelo major Caldas Xavier, o qual foi o responsável quase único pela condução das operações. Integram a expedição 37 oficiais e 800 soldados.
As forças ronga, totalizando cerca de 4 000 homens, eram comandadas pelo jovem príncipe ronga nuã-Matidjuana caZixaxa iMpfumo, que ficaria conhecido na historiografia portuguesa por Zixaxa, e que seria, um ano mais tarde, um dos prisioneiros deportados para os Açores. O chefe de Moamba já se tinha aliado aos portugueses e só Matibejana e Mahazul combatiam.
Ao aproximarem-se do local, as forças militares portugueses, que incluíam as praças indígenas de Angola e da ilha de Moçambique, entrincheiraram-se num quadrado militar e prepararam-se para o combate. O confronto dá-se na madrugada de 2 de Fevereiro de 1895. A força portuguesa, disposta em quadrado, vale-se do poder dos canhões e metralhadoras e consegue rechaçar os assaltos das forças ronga, que por duas vezes romperam o quadrado, com enorme bravura de ambos os lados.
No final, a superioridade das armas de fogo ocidentais foram cruciais para a vitória da tropa Portuguesa. No terreno ficaram mortos cerca dos 66 guerreiros vaRonga. Segundo o relatório do combate, os mortos no local foram enterrados e os feridos eliminados amontoados e cremados com petróleo, deixando um cheiro nauseabundo no ar. Do lado português foram contabilizados 24 mortos e 28 feridos.
Dias depois, os portugueses retiraram-se para Lourenço Marques, enquanto as forças ronga se reorganizaram em torno de Magude, onde os régulos Nwamatibyane e Amgundjuana se refugiaram, ficando sob a protecção de Ngungunhane que lhes aceitou a vassalagem. Mahazul não combateu em Marracuene, da mesma forma que recusara participar no ataque a Lourenço Marques.
O confronto de Marracuene é hoje por vezes referido em Moçambique por Gwaza Muthine, expressão em idioma xiRonga que significa lugar do trespasse com a lança. Neste contexto muthine significa lugar e gwaza pode ser traduzido por trespassar, atravessar com uma lança ou ainda azagaiar.



Em 2 de fevereiro de 1895 - Batalha de Marracuene em Moçambique
Local da Batalha de Stalingrado conforme mapa
Comemoração do data de 2 de fevereiro na Russia


Em 2 de fevereiro de 1943 - Vitória do Exército soviético na Batalha de Stalingrado a maior da história. Começava a ofensiva soviética contra a Alemanha.
General Dutra
Em 2 de fevereiro de 1947 - O presidente do Brasil, General Eurico Gaspar Dutra, fecha todos os jornais ligados ao Partido Comunista Brasileiro - PCB, em todo o Brasil.
Em 2 de fevereiro de 1949 - Começou a circular um semanário "Emancipação" da Campanha  "O Petróleo é nosso" campanha essa que iniciou com Monteiro Lobato e todos os membros do Partido Comunista Brasileiro - PCB, que inclusive teve a prisão de Lobato, pois este afirmava que havia petróleo no Brasil. E o governo brasileiro que tinham técnicos norte americanos dizia que não portanto todos os comunistas foram tidos como pessoas de ideias subversivas.
Elisa Lucinda
Livro de Elisa Lucinda



Em 2 de fevereiro de 1958 - nasceu em Cariacica Elisa Lucinda dos Campos Gomes, poetisa, jornalista, cantora, atriz brasileira, merecedora do Prêmio Troféu Raça Negra (estrela da diáspora africana no Brasil)
Franck Sinatra



Em 2 de fevereiro de 1980 - O cantor norte - americano Franck Sinatra apresentou-se no Brasil para um público de 140 mil pessoas no Estadio de Futebol do Maracanã no Rio de Janeiro.
Deputado Carlos Alberto Caô de Oliveira
Em 2 de fevereiro de 1988 - Plenário da Constituinte brasileira, aprovou a emenda do deputado Carlos Alberto Caô de Oliveira estabelecendo o racismo como crime inafiançável e imprescritível.
Frederick De KlerK
Em 2 de fevereiro de 1990 - Na abertura do Parlamento na África do Sul, Frederick de Krek declarou que o apartheid fracassou e que as proibições aos partidos políticos inclusive o ANC seriam retiradas. Nelson Mandela foi libertado e De Klerk aboliu as leis remanescentes que apoiava o regime de desenvolvimento em separado.
Chico Science



Em 2 de fevereiro de 1997 - Faleceu no Brasil vítima de acidente automobilístico Chico Science, cantor e compositor brasileiro.  Fundador do Movimento Manguebeat.
Hugo Chaves
Em 2 de fevereiro de 1999 - Hugo Chaves, presidente da Venezuela convocou referendo popular para a convocação da assembléia Nacional Constituinte.
Rosa Lobato de Faria
Livro de Rosa Lobato de Faria



Em 2 de fevereiro de 2010 - Faleceu a escritora, atriz portuguesa Rosa Lobato de Faria.
Em 2 de fevereiro de 2013 - Lançamento da Frente Alagoana de Apoio a Promoção da Igualdade Racial - FAPIR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog