quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Filme Reflexivo - O que é isso companheiro


Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Que É Isso, Companheiro

 Brasil
1997 •  cor •  110 min 
Direção Bruno Barreto
Produção Lucy Barreto

O Que É Isso, Companheiro? é um filme brasileiro de 1997, dirigido por Bruno Barreto, com roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. Produzido por Luiz Carlos Barreto, é estrelado por Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Guimarães e tem uma participação especial de Fernanda Montenegro e do ator norte-americano Alan Arkin no papel de Charles Burke Elbrick, entre outros.
Lançado nos Estados Unidos com o título de Four Days in September, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano.

O enredo conta, com diversas licenças ficcionais, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam para implementar uma ditadura proletária comunista no país e pretendiam trocar o embaixador por companheiros presos.
Alguns nomes dos personagens ligados à guerrilha foram trocados em relação a seus nomes verdadeiros no livro e na vida real.
Elenco

Pedro Cardoso .... Paulo (Fernando Gabeira)
Fernanda Torres .... Andréia / Maria
Alan Arkin .... Charles Burke Elbrick
Matheus Nachtergaele .... Jonas (Virgílio Gomes da Silva)
Luiz Fernando Guimarães .... Marcão (Franklin Martins)
Cláudia Abreu .... Renée (Vera Sílvia Magalhães)
Nélson Dantas .... Toledo (Joaquim Câmara Ferreira)
Marco Ricca .... Henrique
Maurício Gonçalves .... Brandão
Caio Junqueira .... Júlio (Vladimir Palmeira)
Selton Mello .... César / Oswaldo
Du Moscovis .... Artur

Boa Sessão

Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog