sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reflexão Literária - Lila Rípoli, Manoel Messias Pereira e Paulo Leminski

Lila Rípoli
poetisa, pianista, comunista brasileira



DE MÃOS POSTAS, 1938
VIM AO MUNDO EM AGOSTO

Sou triste de nascença e sem remédio.
Vim ao mundo no triste mês de agosto
o mês fatal das chuvas e do tédio,
e nasci quando o sol estava posto.
Vim ao mundo chorando... (o meu presságio!)
Um vento mau marcava na vidraça
o plangente compasso de um adágio,
anunciando agoirento uma desgraça.
Sou triste. É irremediável este mal.
E eu não quero curar minha tristeza.
Só ela para mim tem sido leal,
Na minha via-sacra de incerteza.
Sou triste de nascença. É mal sem cura.
A vida não desfez meu nascimento.
Sou a menina triste e sem ventura,
que em agosto nasceu, com chuva e vento.

Lila Rípoli

 Nasceu em Quarai 1905 - faleceu em Rio de Janeiro 1967.

Brasil.


Gilberto Gil - A Paz


Mulher

Bendito fruto
que traz no íntimo
a ternura das árvores
os sonhos dos pássaros
em doces primaveras
benditas flores
que estrelam ambientes
como o brilho do sol,
mas que nas tardes poentes
esboça no céu um rastro cor-de-rosa,
bendita pintura
lírica dos anjos
que designam
e deixam canções no ar,
na alegria dos ventos.
Bendita dança
sinfônica universal
que permite, o bailar dos pássaros
sendo toda essa beleza
somente pelo encanto da MULHER.


Manoel Messias Pereira

poeta
São José do Rio Preto - SP
Emílio Santiago




O que quer dizer

O que quer dizer diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo,
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz.

Paulo Leminski

poeta brasileiro - falecido
Curitiba- PR

Brasil
Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog