domingo, 1 de novembro de 2009

A Revolução Russa e o Anarquismo no Brasil

Este texto foi retirado do livro ou melhor da Cartilha Historia da Classe Operária da ACO do Brasil, Edições Loyola


Quando chegou a notícia da Revolução Russa em 1917, o Movimento Operário daqui, liderados pelos anarquistas, comemorou com grande alegria essa vitória contra o capitalismo e mesmo animou-se pra prosseguir a luta.

Naquele momento pensavam os anarquistas do Brasil que a Revolução russa era uma revolução anarquista, uma revolução libertária, como a que eles sonhavam em fazer

Mas foram chegando informações, e eles ficaram sabendo que muitos anarquistas que estavam no início da revolução, estavam sendo combatidos.

A vitória era na verdade dos comunistas, que tinham instalado um governo forte, ou seja uma ditadura, que era completamente diferente do que pensavam os anarquistas.

No Brasil, alguns anarquistas começaram a dar apoio aos comunistas, outros foram determinante contra pois esperavam que as suas idéias libertarias, pudesse ter sido colocadas em favor da humanidade, e acharam uma traição.

E essa divisão do movimento operário foi prejudicial, pois o inimigo não era o companheiro ou camarada, mas o capital.

E com a divisão do movimento no Brasil houve um enfraquecimento, e uma dificuldade maior pra organizar o movimento aqui. Enquanto isto na Europa os trabalhadores paravam davam apoio. Essa análise conjuntural de forma didática precisa sempre ser feita, pra não ser atropelado pelo olhar histórico do capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog