segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fernando Marques o pesquisador

O documentarista Fernando Marques, autor de ‘Canções de uma Cidade’, sobre Rio Preto




As belezas e as mazelas de Rio Preto reunidas em quadrologia audiovisual é o trabalho que o músico, pesquisador e diretor do Arquivo Público Municipal, Fernando Marques, lança na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, às 20h30, no Automóvel Clube. “Canções de uma Cidade” envolve quatro documentários, gravados de 2004 a 2009. Os fragmentos relatam diferentes aspectos da cidade. O primeiro, “Gente de uma Cidade”, foi captado pelas ruas do centro de Rio Preto durante o Natal de 2004. “A ideia era mostrar as pessoas indo às compras, figuras pitorescas do Calçadão.”



Esse foi o ponto de partida do documentário. E foi também o que despertou em Marques a vontade de dar desdobramentos à obra. Enquanto fazia “Gente de uma Cidade”, ele encontrou o artista plástico Daniel Firmino pintando um quadro na praça, situação que levou o diretor a conceber o fragmento “As Cores de uma Cidade”, em 2006. Ela mostra o cotidiano do artista plástico. As imagens contam como é a vida de Firmino em sua casa e o no bairro onde mora, o Cristo Rei. “Tem ele acordando com os netos, pegando o ônibus. Mostrando o lado bem humano.”



Já em 2007 foi o ano de Marques se dedicar ao vídeo “As Dores de um Cidade”. Nesse trecho, ele aborda as enchentes que vitimaram os rio-pretenses. O diretor buscou imagens e informações sobre as inundações que atingiram a cidade desde a década de 1940 até os dias atuais. “É a parte mais abrangente da quadrologia.” Para completar essa parte do documentário, Marques buscou imagens de telejornais e a participação do ambientalista Roberto de Carvalho, do jornalista José Luis Rey e do pesquisador Lelé Arantes.



Por fim, fechando o vídeo, há “Verdade de uma Cidade”, produzido em 2009. As imagens foram captadas por ele em dois bairros da periferia. A intenção aqui é revelar a vida daqueles que vivem à margem, sem alimento, sem infraestrutura, sem acesso à saúde. “Mostro a beleza e também a parte triste, que muitos não sabem que existe.”



Marques afirma que na direção de “Canções de uma Cidade” encontrou uma nova abordagem para seu trabalho de pesquisa sobre Rio Preto. “Vou na contramão do que fiz toda minha vida. Sempre mexo com o passado da cidade. É a primeira vez que abordo a realidade da cidade como documentarista.” Após a exibição de lançamento, o filme de Marques deve rodar por bairros de Rio Preto em sessões gratuitas realizadas em praças. Iniciativa que ele viabiliza junto ao poder público em parceria com a iniciativa privada.



Serviço:

Canções de uma Cidade, lançamento terça, às 20h30, no Centro Cultural do Automóvel Clube. Entrada gratuita.

Texto publicado no Diario da Região de São José do Rio Preto-SP, de 18 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog