sexta-feira, 29 de outubro de 2010

dia 8 de outubro na história - Social e Política

Em 29 de outubro de 1850 - Ocorreu violenta explosão no paiol de pólvora da fragada D. Maria II ao largo da Ilha de Taipa de que resultou a morte de 231 pessoas, entre as quais 188 elementos de sua guarnição. Foi o mais trágico acidente da história da Marinha, portuguesa em Macau, e as causas que levaram ao assassinato do governador Ferreira do Amaral e com a reação das novas atitudes dos portugueses em relação a Macau.Houve tensões entre autoridades portuguesas e chinesas, que veio normalizar em abril de 1851. Quando a corveta D.João I, largou para Xangai, Hong Kong e Wampoo para mostrar a bandeira.

Em 29 de outubro de 1858 - Foi fundada a Loja Maçônica Humanidade e Concôrdia de São Luis, do Maranhão.

Em 29 de outubro de 1901 -Foi executado o anarquista Leon Frank Golzosz, na prisão de Auburn em Nova Iorque. Dizem que sua execução foi registrada em video por Thomas Edson. era seguidor de Emma Goldman, e conhecia-a pessoalmente.E ele assassinou o prisedente americano William Mckinley em 31 de agosto de 1901.

Em 29 de outubro de 1922 - O jornal de Mussolini, o Popolo d'Italia, anunciava que todo o centro da Italia, a toscana, a Úmbria, as Marcas e ao norte de Lácio estavam ocupados pelos camisas negras. A ascensão do fascismo.

Em 29 de outubro de 1924 - Luis Carlos Prestes, escreveu sobre a militância. "É chegada a hora solene para contribuirmos  com nossos valorosos auxilios para a grande causa nacional. Todo o Brasil de Norte a Sul, ardentemente deseja, no íntimo de sua consciência, a vitória dos revolucionários, porque eles lutam por amor ao Brasil, porque eles querem que o voto seja secreto, que a vontade soberana do povo seja a verdade das urnas. Eles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo as custas do dinheiro do Brasil....."

Em 29 de outubro de 1929 - O grande Crash da Bolsa de Nova York. Há um símbolo, desta data hoje um touro luta com um urso.

Em 29 de outubro de 1936 - Dia da Resistência Anti-fascista de Cabo Verde.

Em 29 de outubro de 1944 - As tropas brasileiras da FEB cantam o Hino Nacional Brasileiro, diretamente da Catedral de Pisa, com transmissão ao vivo da BBC de Londres

Em 29 de outubro de 1945 - Getúlio Vargas, é afastado do poder formamlmente ele renunciou.

Em 29 de outubro de 2007 - Cristina Fernandes de Kirchner venceu as eleições da Argentina. Ela que nesta mesma data enterra o marido, vítima de uma ataque do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog