segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Movimento Operário e a revolução Russa

O triunfo da revolução socialista na Rússia produziu uma grande comoção entre as massas trabalhadoras do mundo inteiro. Em resposta às insolentes e leoninas condições que o imperialismo austro-germânico impôs à República Socialista em brest-Listovsk, o proletariado de Viena se declarou em greve no mês de janeiro de 1918. Centena de milhares de operários vienenses e de outras cidades da Áustria realizaram grandiosas manifestações contra aquelas extorsivas condições de "paz". Foram constituidos sovietes de deputados operários para dirigir o movimento. Aos operários da Áustria depressa se uniram os operários da Hungria.

Em fevereiro sublevaram os marinheiros austro-húngaros: quarenta navios de guerra fundeados em Cattaro, cuja a tripulação era composta  predominantemente de iugoslávos, levantaram a bandeira da insurreição, dirigidos pelos sovietes dos deputados marinheiros. Todos os oficiais foram desarmados e presos. A insurreição foi sufocada graças à ajuda dos submarinos alemães.

Amiudaram-se os levantes no exército austro-hungaro. Começou  a deserção em massa de soldados da frente; os desertores levavam consigo as armas e pelo caminho organizavam-se em destacamentos chamados "verdes" e exerciam o domínio sobre comarcas inteiras do país.

Adquiriu também um caráter notoriamente revolucionário o movimento de libertação nacional dos povos oprimidos.

Mais de quinhentos mil operários de Berlim declararam-se em greve, emjaneiro de 1918, em protesto pelas condições de paz de Brst-Listovisk e contra o prosseguimento da guerra. Aos operários berlinenses uniram-se outras cidades da Alemanha. E esse movimentoque iniciou em janeiro prolongou-se por vários meses.

Também sobre o exército alemão a revolução russa exerceu sua poderosa influência . Regimentos inteiros perderam a sua capacidade combativa.

Também sobre as massas trabalhadoras dos países da Entente. Na França paralisaram 50 mil operários, da bacia do Rio Loire. Em fevereiro e março de 1918, a região foi novamente sacudida pelo movimento grevista. Durante a primavera declararam-se em greve os operários da Fabrica de armamento de Paris.

Tal como os operários franceses, alemães, austríacos, também os trabalhadores ingleses receberam com júbilo a notícia do triunfo da Revolução de outubro na Rússia. O movimento grevista adquiriu na segunda metade do ano de 1918 proporções ameaçadoras.

Durante o mês de julho paralizaram -se quinhentos mil operários nas fábricas de guerra em Birminghan, Leeds e outras cidades. Em agosto e setembro, o número de grevistas aumentou ainda mais.

Por isto a Rússia ficou no isolamento sanitário do mundo.



Manoel Messias Pereira
professor de história
São José do rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog