sábado, 23 de outubro de 2010

Quilombinho divulga a cultura afro-brasileira em Sorocaba





As crianças trabalham também com diversas etnias, a fim de enriquecer o conhecimento sobre as variadas culturas brasileiras ImprimirEnviar por e-mailHá sete anos, o Centro Cultural Quilombinho luta pelo trabalho de divulgação da cultura afro-brasileira em Sorocaba. A entidade que começou como um projeto, no dia 4 de junho de 2003, no Clube 28 de Setembro, propõe o resgate da autoestima dos escravos-descendentes por meio da valorização e da difusão da cultura desse povo. Cerca de 50 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, de famílias carentes desenvolvem na instituição atividades de conscientização e socioculturais mesclando o conhecimento da história e a reflexão da sua comunidade contemporânea. Todas as ações são extensivas aos familiares que ajudam, inclusive, na organização de eventos promovidos pelo Centro Cultural Quilombinho.



Situada na Vila Leão, a casa em que fica a entidade foi cedida pelo ator Paulo Betti, proprietário do imóvel. Apesar de procurar valorizar a cultura afro-brasileira, as crianças e adolescentes trabalham também com diversas etnias, a fim de enriquecer o conhecimento sobre as variadas culturas brasileiras, explica a coordenadora de projetos Rosângela Cecília da Silva Alves. Incluída no programa da Prefeitura de Sorocaba ‘Roteiro Educador, o Quilombinho começou a se tornar cada vez mais conhecido. Sob o slogan ‘Cuidando do Futuro com Carinho, o Centro Cultural oferece uma série de atividades a seus alunos que, para participarem do programa, precisam estar matriculados na escola. Maracatu, capoeira, maculelê fazem parte das atividades do grupo. A entidade Pintura Solidária proporciona aos jovens momentos de introspecção e exteriorização da arte, por meio da pintura. Além disso, participam com frequência de ações que trabalham a linguagem do corpo, como dança e música. Conhecimentos sobre solidariedade, valores, drogas, sexualidade são temas muitas vezes abordados em palestras.



Tanto os alunos quanto seus pais assistem às filmografias que retratam questões sociais, étnicas e culturais dentro do programa Cineclube Quilombinho. O Centro Cultural é aberto ao público também. Entre as atividades, está a participação do grupo ‘Panela de Samba, às terças-feiras, às 19h30, na qual as pessoas levam suas composições que são postas em uma panela, misturadas e, a partir daí, o grupo cria a música. É muito divertido e interativo!, observa Rosângela, que completa: É a preservação e o resgate do samba de raiz.



Ela lembra que o Centro Cultural lançará, em breve, uma escola para ensinar a tocar instrumentos de Escola de Samba. Atualmente, o Quilombinho tem o seu bloco carnavalesco, o Bloco Quilombinho. Para o ano que vem, a entidade inicia um curso de seis módulos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, para a formação de professores em Cultura Afro-brasileira. Esse curso será um marco na história de Sorocaba, aposta Rosângela.



Outra parceria interessante do Centro Cultural Quilombinho é com a rede McDonalds. A parceria consiste na exposição de trabalhos feitos na entidade nos restaurantes daquela franquia norte-americana, entre os dias 1º e 30 de novembro. O projeto que recebeu o nome de ‘Amo Muito o Quilombinho divulgará o trabalho da entidade e, também, da cultura afro-brasileira. Rosângela explica que a exposição não são aqueles quadros que ficam em um determinado local para que as pessoas vejam. Na verdade, a divulgação será feita no papel que serve de forração às bandejas do restaurante, quando são servidas as refeições aos clientes.



SERVIÇO - Centro Cultural Quilombinho



Rua Caramuru, 203, Vila Leão



(15) 3018-8090 ou 9741-2369



www.crearte.com.br/quilombinho




Jornal Cruzeiro do Sul - Fundação Ubaldino do AmaralFiliado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog