sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tentativa de Golpe no Equador

O presidente Rafael Correa discursando.
O presidente Rafael Correa sendo resgatado.


Neste dia 30 de setembro de 2010, despertou rumores de desestabilidade, protagonizada por um setor da policia nacional do Equador, que com o pretexto de reivindicação trabalhista, tomou com violência vários quarteis, recusando o diálogo com o governo.

Embora ressaltamos que o governo de Rafael Correa, em um curto espaço de tempo já incrementou rendimentos do setor em 89.5%.

Com a sublevação militar o presidente Rafael Correa dirigiu-se ao local do epicentro, e fez um chamado de diálogo que não foi atendido acabou sendo cercado e mantiveram-o por 10 horas no hospital militar. Sendo preciso uma força tarefa militar leais, para resgatar o presidente Correa.


Rafael Correa ao ser resgatado pediu um minuto de silêncio pelo que ele chama de um dia triste.

Os presidentes da América do Sul, como Argentina, Chile, Colombia, Peru, Bolívia e Uruguai e autoridades do Brasil, Guiana, Venezuela e Paraguai, membros da União das Nações Sul Americana - UNASUL, permaneciam reunidos para tratar da crise do Equador. Comemoraram a libertação de Rafael Correa.

Agora é Rafael Correa que já declara o Estado de Excessão enão quer mais negociação com os manifestantes.


Diante deste fato, o PCB Partido Comunista Brasileiro, vai estar as 15 horas defronte ao Consulado do Equador, na Rua Funchal, 411 próximo a estação de Trem da Vila Olimpia e Avenida Juscelino Kubtscheck alt.do número 1850.

Numa atividade da sexta-feira vermelha, num caráter unitário da esquerda em Defesa da soberania e da auto-determinação dos povos em luta contra o imperialismo e o capital.

Rechaçamos fortemente esta tentativa de golpismo, e apoiamos o povo equatoriano, na sua luta por mudanças.
Por isto temos que manter em alerta sempre na luta pela internacionalidade e a solidariedade a todos os povos.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog