sexta-feira, 30 de setembro de 2011





Cooperação

Docentes em busca de parceria para investigação cientifica no Brasil



Luanda – Uma delegação de docentes universitários de Angola, de instituições públicas e privadas, deixou hoje (quinta-feira), o país, com destino a República do Brasil, onde, durante três dias, vão participar, na cidade de São Paulo, num encontro destinado a troca de experiências na área da investigação científica.



No aeroporto de Luanda, o professor Viera Andrade de Almeida, da Faculdade de Letras, da Universidade Agostinho Neto, disse à Angop ser importante a participação em eventos do género, assim como a assinatura de acordos na área, “uma vez que enriquece o nível de desenvolvimento do sector científico no país”.



De acordo com o docente, deve-se encorajar as parcerias internacionais como o modelo de cooperação entre as universidades públicas e privadas envolvidas em projectos de investigação nos diversos ramos do saber.



“Na nossa classe, disse o professor Vieira de Almeida, é importante trabalhar de forma colectiva, visto que a colaboração entre as universidades na transmissão de conhecimentos e capacidade de inovação, produz um melhor aproveitamento da investigação académica”, sustentou.



Na ocasião, reconheceu os esforços empreendidos pelo governo no sentido de desenvolver o sector universitário em Angola, assim como defendeu a

necessidade de se profissionalizar, cada vez mais, a pesquisa e desenvolver-se uma política de continuação e fomento da investigação no país.



Por sua vez, Carlos Sebastião Mendes, que integra a comitiva, reafirmou ser necessário desenvolver-se os mecanismos de estudos científicos nas áreas mais relevantes, no sentido de permitir solucionar questões na sociedade e a nível das próprias instituições universitárias, pelo que espera colher experiências no Brasil.



Segundo o professor, “é intenção das universidades públicas e privada garantir a liberdade académica aos alunos e atribuir autonomia e responsabilidade social no desenvolvimento da investigação científica”.



O encontro, a decorrer a partir de 30 de Setembro, vai abordar, durante três dias, vários assuntos que preocupam a comunidade universitária mundial e, em particular, a lusófona, sobretudo no ramo da investigação científica nos diversos níveis.


































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog