quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 5 de fevereiro

Em 5 de fevereiro de 1599 - Invasão holandesa no Brasil - Os holandeses são repelidos pela primeira vez no Rio de Janeiro.
Em 5 de fevereiro 1811 - Criada a primeira tipografia no Brasil. Manoel Antonio da silva Serva o primeiro proprietário.
Museu do Hermitage em São Petersburgo


Em 5 de fevereiro de 1852 - Foi inaugurado o Museu do Hermitage em São Petersburgo - Rússia
Em 5 de fevereiro de 1902 - Fixada a jornada de 9 horas para os mineradores franceses
Em 5 de fevereiro de 1906 - Dezesseis ligas socialistas e operárias da capital e do interior paulista realizam um grande comício de protestos contra as repressões na Rússia Czarista.
Pancho Villa


Em 5 de fevereiro de 1915 - Emiliano Zapatta Pancho Villa assume o poder militar e civil  no México
Charles Chaplin



Em 5 de fevereiro de 1936 - Lançado o filme de Charles Chaplin "Tempos Moderno"
Henfil


Em 5 de fevereiro de 1944 - Nasceu em Ribeirão das Neves Henrique Songa Filho o Henfil, jornalista e cartunista (falecido em 04/01/1988.)
Martin Luther King


O Prêmio Nobel da Paz Matin Luther King foi solto logo após a chegada de 15 congressitas americanos a Selma, Alabama. King convocou seus colegas do Movimento pelos Direitos Civis para uma reunião na prisão, onde estava havia três dias, por liderar um protesto pelo direito ao voto dos negros. No encontro seriam estudadas as consequências da ordem judicial, expedida pelo Tribunal Federal, que exigia a aceleração da inscrição dos eleitores negros no Condado de Dallas, Alabama. O direito dos negros ao voto foi conquistado em 1965 depois dessa campanha liderada por King. 

O pastor da igreja batista iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos em 1955, quando Rosa Parks, uma mulher negra, negou-se a dar seu lugar em um ônibus para um branco e foi presa por isso. King e os líderes negros de Montgomery organizaram um boicote aos ônibus contra a segregação racial no transporte. A campanha durou 381 dias. Durante esse período, o pastor recebeu ameaças, foi preso e teve sua casa atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial nos ônibus.

Depois de encontrar-se com Mahatma Gandhi, líder da luta pela independência da Índia, em 1959, King passou a adotar o princípio de persuasão não violenta empregada por Gandhi naquele país como o seu principal instrumento de protesto social. King pregava a fraternidade e disse em um dos seus famosos discursos: "Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos''

O pastor foi assassinado em abril de 1968 em Memphis, Tenessee, por um branco que havia escapado da prisão. Desde 1986, no terceiro domingo de janeiro é comemorada a conquista dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos e são feitas homenagens a Martin Luther King, defensor da paz e da justiça.
« anterior  próximo »


Em 5 de fevereiro de 1965 - Martin Luther King Jr, que estava três fora solto. Foi preso por liderar um protesto  pelo direito dos votos negros.
Ato Institucional n3
Em 1966 o presidente Humberto de Alencar Castelo Branco baixo o Ato Institucional n. 3, que dispões sobre as eleições para governadores  e vices que deverá ser indireta, pelo Colégio Eleitoral, e os prefeitos de capitais e cidades de segurança nacional deverão ser escolhidos pelos governadores.Estes atos não seria aceto ação judiciária desta ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog