domingo, 10 de outubro de 2010

Comentários Nobres - Eleições e a chuva

Nestes simples comentarios, trago um pouco de linha política, em forma de análise crítica substâncial, do ponto de vista histórico e sociológico.

E nesta primeira fala, busco subsídios na Folha de São Paulo, Página A-18 - Poder em que este orgão da imprensa intrevista o ex-presiente Itamar Franco - PPS.

Itamar Franco, foi vice de Fernando Collor de Mello, quando ele foi presidente pelo PRN,  que foi o presidente que entregou a carta de renúncia quando o Congresso já estava pronto e votou o impeachement, por razões de corrupções, relativa ao tesoureiro da campanha seu Paulo Cesar Faria que acabou sendo assassinado.

Na época em que houve a eleição de Fernando Collor, era presidente o Sr. José Sarney, que também foi vice de Tancredo Neves, que faleceu de infecção hospital num quadro clínico extremamente complexo, e nem eu mesmo como brasileiro entendo o esquema de medicina.Afinal teve gente envolvida e até pessoas que pagaram  por isto.

Na ausência de Fernando Collor assumiu o Sr. Itamar Franco, que teve o ex-ministro e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como ministro.

Agora estes homens acostumados ao poder tem uma sopa de letras chamadas de partidos, mas que é um ajuntamento de homens bem ou mal intencionados, mas que vive o poder como a mosca no doce ou as mariposas em volta da luz. Ou seja o Sr. José Sarney hoje pertence ao PMDB, nas eleições de Collor pertenciam ao extinto PFL. O Sr Collor de Mello pertenciam ao PRN e hoje confesso que não sei? Já o Sr Itamar devia pertencer ao PRN, já foi do PMDB e hoje está no PPS.

A história destas siglas também é importante, pois o PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro, foi o partido, que surgiu da maioria do MDB, ou seja a oposição ao regime militar que na época era orientado pela Arena e que cumpria as ordens do Titio Sam.

Após o processo de abertura, surgiu o PMDB, do lado da oposição e por outro lado ou seja dos militares, o PDS, e uma parte transformou em PFL. E na primeira eleição civíl de 1985, tivemos um confronto entre Paulo Salim Maluf pelo PPS e Tancredo Neves pelo PMDB, sendo que Tancredo trazia como vice o senhor José Sarney, que era o presidente Nacional do PDS, que há quem diga saiu e foi para o PFL. Na eleição traçada pelo Colégio eleitoral, portanto não direta, pois o povo apenas acompanhava os votos dos deputados e senadores. Venceu Tancrdo Neves, que adoeceu um dia antes de tomar posse. E do dia 14 de março, dia Nacional da Poesia, até o Feriado de 21 de abril, Dia da Independência, o presidente eleito ficou acamado e veio falecer sem tomar posse. Mas subiu a rampa do palácio morto em um caixão.

Neste momento discutia quem deveria tomar posse já que o vice José Sarney, não tinha a posse do Brasil, mas era vice de um eleito morto. No caso de vacância do poder executivo, dizem alguns juristas deveriam assumir o Presidente do Congresso Nacional, neste caso era o Sr. Ulisses Guimarães. Mas num entendimento nacional chegaram a conclusão de quem assumiria era o poeta Jose sarney e isto ocorreu.

Nas eleições de 1989, a primeira direta, com candidatos civis e que o povo iria votar. Uma vez que havia a idéia de que o brasileiro não sabia votar. O PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro, lançou Sr. Ulisses Guimarães. O PFL Partido da Frente Liberal lançou Sr. Aureliano Chaves. O PRN Partido da Renovação Nacional, lançou o Sr. Fernando Collor de Mello. O Partido Comunista Brasileiro PCB lançou o Sr. Roberto Freire. O PT Partido dos Trabalhadores lançou Sr.Inácio Lula da Silva.No Partido da Sócial Democracia Brasileira -PSDB lançou-se o engenheiro Mario Cova. E nesta eleição a disputa final ficou entre Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello.

Ganhou as eleições Sr. Fernando Collor de Mello e trazia como vice o Sr. Itamar Franco . E neste contexto vamos ter um presidente com muita exposição na mídia, mas o seu tesoureiro de campanha, faz lobbi e é visto como corruptiva a sua atuação. Com isto Fernando Collor vai pedir o afastamento pois corria o risco de ser processado pelo impeachement, por fim o seu afastamento. No poder toma posse o Sr. Itamar Franco. Que vai filiar-se no PMDB. Assim como o Sr. José Sarney foi pro PMDB.

No governo de Itamar Franco, foi ministro SR. Fernando Henrique Cardoso, que transformou no futuro presidente e foi o primeriro reeleito no Brasil. O que se viu de Fernando Collor, Itamar foi um processo de privatização, que muito lembrou o jeito dos liberais de atuar. O que chamamos de neo-liberalismo. E neste contexto é bom lembrar que o ninho do tucano Fernando Henrique era o chamado PMDB, que assim como o ex-governador por São Paulo, Mario Covas, ou professor André Franco Montoro, firmaram um outro partido chamado PSDB Partido da Social Democracia Brasileira. E a discussão da formulação desta sigla partidária iniciou sim numa discussão que envolvia os 5 anos de governo para José Sarney, uma vez que a lógica era quatro anos. O PSDB levantou dizendo que aquilo era um golpismo, mas vale lembrar que o primeiro partido a defender a releição para o Presidente, foi ele mesmo e que teve como reeleito o Sr. Fernando Henrique Cardoso-PSDB.

Todo este histórico é de fundamental importância pra gente ler as respostas de Itamar Franco, o próximo senador por Minas Gerais, e que encontrará no Senado três outros ex-presidentes, como Sr. José Sarney, e o Sr. Fernando Collor de Mello.

A Folha perguntou ao Sr Itamar Franco -Como está sua relação com Fernando Henrique Cardoso?

E Itamar respondeu : - "Não está. Mas se defendo escondê-lo? Não defendo.Apesar de minhas desavenças com ele acho absurdo escondê-lo. Se não aparece batem nele de qualquer jeito. Então ele deve aparecer, rebater, xingar."

A Folha perguntou - Como o senhor imagina um Senado com três ex-presidentes?

Itamar responde: - "Eu fico olhando o Sarney dizer que o melhor presidente que ele já teve foi o LUla, e penso : sim, senhor hien, Presidente Sarney"

A folha Pergunta - E o Collor?

Itamar responde: - Prefiro falar da chuva.


Itamar hoje abriga-se no PPS, uma sopinha de letra que chama fantasiosamente de Partido Popular Socialista, e que foi criação daquele antigo membro do PCB, que deforma fraudolenta, criou uma nova sigla mas ficou com todos os bens do antigos camaradas. O seja negociou com uma fundação até a sigla do PCB, como uma marca de marqueting. E foi preciso que os comunistas fosse na justiça burguesa para resgatar a dignidade história em termos de partidos de princípos. Pois no PCB temos a grandeza de ver de fato um partido político que discutem e tem consistência democrática, discutida com profundidade no seio da instituição partidária.

Ele Itamar mostra-se desapontado, com o ex-presidente Sarney, assim como o Sr. Fernando Henrique Cardoso, por outro lado votou nocandidato do PSDB, devido a coligação ele desejava votar em Marina do PV.E quanto a candidata do PT, na entrevista a Folha de são Paulo, deixa transparecer a sua oposição, parece que vai com pedras nas mãos, principalmente quando diz "Lula é um mito, mas os mitos e os muros são derrubados" E quanto a candidata do PT, ele afirma que é uma boa aluna que decorou a lição, mas não tem como fazer cálculo.

Pelo visto Itamar que parece um pássaro sem asa que já vôou por todos os cantos pode ficar amoitado num ninho tucano. Mas a resposta mais crônica e por que não poética é quando pergunta-se de Collor. Aí ele quer falar da chuva. Talvez do porre, da enxurrada, da erosão social que estes todos bons e maus senhores provocaram com seus governos, ou talvez dos bueiros entopidos graças a sujeira que plantam nas ruas, nos degetos ao céu aberto dos seus rios, o que demonstram como são porcos e indecentes estes nossos governos brasileiros, ou talvez a chuva apenas lembra a felicidade, e este é o desejo de cada ser humano.Que necessita ficar um pouco mais esperto e não permitir que a exploração e a falta de um governo popular faça de cada um de nós apenas um espantalho, entre selvas de pedras.




Manoel Messias Pereira
professor
poeta
São José do Rio Preto-SP

2 comentários:

  1. Nos progamas eleitorais do Itamar,um dos poucos que eu vi ,o ex-presidente foi colocado como estadista e contra a privatização.Um dos progamas dizia que Itamar era o principal responsavel pela não privatização da ceming, por exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Ate que em fim o Brasil acordou e colocara uma pessoa a altura para governar para todas as classes , e o melhor Lula Voltara para governar por mais oito anos , apos a passagem de Dilma 4 anos, o Brasil vai melhorar muito, nunca mais ficara na mão de banqueiros que vendem nosso pais Deus nos livre do mal ( PSDB-PARTIDO- SÓ- DE- BANQUEIRO ).

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog