domingo, 10 de outubro de 2010

dia 10 de outubro na história

Em 10 de outubro de 1683 - O rei da França Luis XIV, após a morte de sua esposa casava secretamente com a sua amante Francoise  d' Aubingné, que passa a ser a Madame Mailentenor. (foto) acima. Enquanto que o rei passa a preocupar-se com a construção da Capela real, desenhada por Mansart, Francoise que nunca teve filho começa a preocupar-se com a educação e pelo sistema de ensino das raparigas (moças) e com isto temos a história do Colégio de Saint Cyr.

François nasceu na prisão de Neort, pois seu pai Sr. Constant d' Aúbgné, fora preso por ser falsificador de moedas, ela que era neta do poeta Agrippa de Aubgné, e sua mãe Jeanne de Cardilhac, resolveu ficar com o marido encarcerado e acabou dando a luz a Françoise, que ao nascer foi entregue a uma tia.

Cresceu, apaixonou-se por Luis XIV,e acabou casando com ele, sendo a madame de Mailentenon.

Em 10 de outubro de 1881 - Morreu o bispo Daniel Carboni em Cartun no Continente africano.
Em 10 de outubro de 1711 - Acaba a Guerra dos Mascates, com a chegada de Felix José Machado de Mendonça Eça de Castro e Vasconcellos, nomeado pela Carta Patente Régia de 27 março de 1711.
Essa foi uma luta entre os fazendeiros e donos de terras contra os comerciantes, chamados pejorativamente de mascates. Os Mascates na sua maioria portugueses, invadiram Olinda e provocaram destruições. Felix José acabou com o conflito, em que a burguesia recebeu o povoado da Metrópole e Recife manteve sua autonomia.

Em 10 de outubro de 1897 - Nasceu Julio Esteves Flours, o Frei Boa Ventura, um dos mártires da Igreja Católica

Em 10 de outubro de 1712 - o escritor José Antonio da Silva (o Judeu), que teve a sua esposa presa e acusada de judia, a Sra. Lourença Coutinho, deportada para Portugal, resolve ir juntamente com seus filhos, Antonio José com 7 anos, Baltazar com 12 anos e André com 10 anos desembarcando em Lisboa dia 10 de outubro de 1712.
Antonio José da Silva, teatrólogo, poeta e advogado, viu sua mulher ser entregue a Santa Inquisição, pelo crime de ser  judia.

E escrevera numa peça:
"Tirana ausência
que me roubaste
e me levaste
da alma o melhor.
Aí de quem sente
de um bem ausente
a ingrata dor."


Em 10 de outubro de 1780 - Nasceu Domingos Borges de Barros, o Visconde de Pedra Branca, (retrato de Hermann Winterhalter). Foi advogado, historiador, poeta e Senador do Brasil imperial. Encarregado de acertar o casamento de D. Pedro I com Dna. Amélia de Leuchtenberg.

Em 10 de outubro de 1813 - Nasceu Giuseppe Fortunino Francesco Verdi, no municipio de Busseto ducado de Parma- Italia. Compositor musical.

Em 10 de outubro de 1901 - Morreu Lourenzo Snow, da Igreja dos Mormons.

Em 10 de outubro de 1963 - Morreu Edit Piaf em Plascassier Riviera Francesa.

"Encerrou-se naquele dia de outuno uma vida impar, escrita nas profundeza do sofrimento numa beleza da arte que movia uma mulher"

Em 10 de outubro de 1930 - Nasceu Harold Pinter, no distrito de Hackney em Londres, de origem judaica, foi ator, poeta, teatrólogo. Prêmio Nobel de Literatura.

Em 10 de outubro de 1985 - Morreu em Hollywood, de um ataque do coração, o ator Orson Welles



Em 10 de outubro de 1911 - Lembra a revolução em Tawan.Lembra a festa da Primavera, e Marca o Ano Novo Chino. Há as festas dos lampiões conhecida comoYuan Hsiao
As famílias soltam fogos pra espantar os espíritos malignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog