sexta-feira, 15 de outubro de 2010

dia 15 de outubro na história

Dia do Professor
15 de outubro

Esta data nasce do decreto Imperial de D.Pedro I, criado no dia14/10/1927, data alusiva à Santa Tereza de Ávila (educadora católica) na época considerada aPrimeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar.

Foi também por um tempo feriado escolar, graças ao Decreto 52682 de 14/10/1963 do Presidente João Goulart.
Dia 15 de outubro, data Mundial da Mulher trabalhadora do campo
e Dia Nacional da Mulher no Campo

Em 15 de outubro de 1915 - Nasceu no Brasil, o ator Grande Otelo
Dia 15 de outubro de 1925 - Nasceu Horacio Macedo, reitor da Universidade UFRJ, membro do Comitê Central do PCB Partido Comunista Brasileiro. Até a sua morte.
Em 15 de outubro de 1922 - Nasceu em Vila Meã-Amarante, a escritóra Agustina Bessa Luis, autora do romance "Mundo Fechado".
Foi diretora do Diario "O primeiro de Janeiro" do Porto, Membro do Conselho diretivo do Comunitá Europea degli Scrittori(1961 a 1962) Membro da Academie Européenne de Sciencis, des Arts el des Lettres (Paris).Membro daAcademia Brasileira de Letras e Academia das Ciências de Lisboa.

Em 15 de outubro de 1844 - nasceu na região de Turíngia anexado na Prússia, Friedrich Nietzsche, filósofo alemão

Marie Anne Erize Tisseau

Major Jorge Oliveira

Em 15 de outubro de 1976 - Marie Anne Erize Tisseau, foi sequestrada, estuprada no Regimento 22 de Infantaria de Montana em San Juan - argentina pelo então tenente Jorge Oliveira. Que foi preso mais tarde já na patente de Major, reponsável pelo desaparecimento de Marie e outros 18 desaparecidos políticos de nacionalidade francesa,durante o período de terrorismo de Estado na Argentina.

Deputado Marcio Moreira Alves (MDB)
Em 15 de outubro de 1968 - O AI-5 foi criado, e a justificativa governamental, para o lançamento deste Ato, foi o discurso do Deputado do MDB, Marcio Moreira Alves, que na visão dos militares injuriou as Forças Armadas.

Em 15 de outubro de 1946 -Morreu Hermann Goering, que preferiu suicidar-se por envenenamento, para não morrer de forma huilhante "enforcado".

Em 15 de outubro de 1815 - Napoleão Bonaparte, partiu para o exílio na Ilha de Santa Helena.

Em 15 de outubro de 1582 - O papa Gregório XIII, criou o calendário para corrigir o atraso acumulado, suprimindo dez dias, ou seja do dia 4 de outubro foi para o dia 15 de outubro.
E isto ficou conhecido como o calendário gregoriano. Conforme a publicação da Bula Inter gravíssima publicada em 24 de fevereiro de 1582 em que foi explicado os detalhes e a necessidade de reformar o calendário Juliano, objetivando a melhor aproximação possível do ano civíl com o ano solar.

Em 15 de outubro de1389 - O papa Urbano VI, morreu ao cair de uma mula, durante uma procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog