domingo, 17 de outubro de 2010

Fragmento de prosa de Paul Lazarsfeld

Paul Lazarsfeld
(-13/02/1901 a +3006/1976)

"Para responder ao que o seu papel de adulto lhe exige, o homem deve adquirir três coisas: o saber, o saber executar e posições nas duas ordens dominantes (do comportamento e dos valores). Brim exprime estas condições pelo seguinte paradigma:

Comportamento                       Valores

saber-------------------------------A-----------------------------B
Aptidão----------------------------C-----------------------------D
Motivação--------------------------E-----------------------------F

Em cada caso, a coluna da esquerda (A,C,E) representa os resultados obtidos e a da direita (B,D,F) os fins ou intenções. Assim, C siginifica que o indivíduo pode comportar-se de maneira desejada enquanto que, D se refere à aptidão para se fixar nos fins precisos. Orville Brim, que nos Estados Unidos em particular, a socialização dos adultos foi objeto de investigações muito ativas, de congressos e publicações, vai definir o programa que poderia chamar um movimento. Brim parte da premissa geral de que toda a socialização da criança por F, caso em que ela aprende a transformar as necessidades biológicas fundamentais em motivações culturais produzidas pelo que esperam dela os seres que são importante a seus olhos; A representa o centro das atividades de socialização doadulto incide numa modificação das intenções ou dos valores. Foi assim que se criaram estabelecimentos de reeducação para encaminhar a formação de indivíduos que se manifestaram uma grande falta de motivação na prossecução de objetivos sociais. F diz respeitoa estes rebeldes, revolucionários ou dissidentes que podem acabar na prisão ou no hospital.

O estudo de desvios tais como alcolismo, a toxicomania e o crime mostra a sua origem em circunstâncias da juventude: lares destruídos, relações com gangs de adolescentes, etc. Mas tambem se pode ver ai, em uma certa medida, uma distorção do processo de socialização do adulto, e é significativo que se tenha introduzido a este respeito, a nossão de ressocialização. Não é, pois, de admirar que se possa utilizar o esquema de Brim para encarar os problemas do desvio em função de novos critérios.

Dos seis tipos de socialização podem deduzir-se seis tipos de desvios:  C representa o indivíduo incapaz de se conformar com o comportamento prescrito, enquanto que D significa o indivíduo que não pode perceber o valor requerido(se bem que deseje, contrariamente a F). Trata-se de casos teóricos que respondem as necessidades de demonstração, porque é provável que a maior parte das formasde condutas desviada incidam ao mesmo  tempo sobre o comportamento e os valores, assim como em combinações do saber, da aptidão e da motivação. É por exemplo o caso dos pacifistas em tempo de guerra, que sabe qual o comportamento que se espera dum soldado, mas não quer pegar em armas, nem matar o inimigo."



Paul Lazarsfeld - A Sociologia Volume II - tradução de Maca´sta Malheiro - Livraria Bertrand -Apartado 37 - Amadora

Título de Edição francesa : Tendances Principales de La Recherche Dans Les Sciencies sociales et humaines.Mouton-Unesco-Paris.

Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog