domingo, 17 de outubro de 2010

fragmentos de Prosa - de Ana Lucia E F Valente

"A discussão de conceitos como raça, cor, classe social e outros mais implica o conhecimentos teóricos e específicos. É um trabalho intelectual que exige tempo, a ser dispensado em estudos e debates, e a massa negra não o tem. O tempo da população carente na qual o negro é maioria, é deidicado à sobrevivencia, com um trabalho que lhe garanta um salário irrisório.

Mas a massa negra têm consciência e é sensível ao problema racial. Ela o sente na dificuldade de conseguir emprego e de estudar, na repressão policial e na rejeição social. Esse é o quotidiano dos negros, em geral.

O problema é que essa consciência fica apenas a nível da constatação. Uma coisa do tipo: (Eu sei que o problema existe, mas não sei que nome dar a ele;) ( Eu sei que o problema existe mas não sei lidar com ele) Eu sei que o problema existe, mas prefiro pensar que não).

As necessidades das camadas carentes da população são iguais. As reivindicações são as mesmas. Por isso todos são considerados iguais, até surgir a competição."


Valente, Ana Lucia E.F. Ser negro no Brasil hoje/Ana Lucia E.F. Valente.--São Paulo:Moderna, 1987
Projeto passo a frente.Coleção polêmica: v.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog