segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 13 de junho de 1793 - Jean Paul Marat, lider revolucionário francês foi assassinado a punhaladas.

Em 13 de junho de 1906 - A Universidade de Columbia nos Estados Unidos da América, concedeu a Joaquim Nabuco, o título de Doutor Honoris Causa em Direito. O primeiro brasileiro a ser agraciado com essa comenda.

Em 13 de junho de 1763 - Nasceu José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, o Patriarca da Independência.

Em 13 de junho de 1990 - Nelson Mandela, pediu ajuda ao Parlamento Europeu, ajuda econômica para custear os gastos do retorno de 20 mil exilados ao País.

Em 13 de junho de 1773 - Nasceu o poeta Fernando Pessoa

Em 13 de junho de 2005 - Morreu Álvaro Cunhal, político portugues, membro do PCP - Partido Comunista Português.

Em 13 de junho de 2006 - Morreu Fernanda Barroso, militante do PCP - Partido Comunista Portuguesa e viuva de Álvaro Cunhal.

Em 13 de junho de 1965 - Em São Paulo, os estudantes saem as ruas, aproximadamente mil, protestando contra a invasão da moradia da USP, a Crusp.

Em 13 de junho de 2007 - Uma ação do Clube Militar, contrária a Anistia a Lamarca, argumentando que fora um desertor das Forças Armadas. Mas Lamarca tinha outra visão de mundo, e foi forçado a isto, pois naquele momento histórico o exército brasileiro era submisso, as Operações Norte Americana como a Brother Sam, quando que o seu papel era de resguardar a Pátria contra o inimigo externo, e não era bem isto que podemos observar. Mas isto é uma longa história.

Em 13 de junho de 1964 - Foi criado o SNI -Serviço Nacional de Informações.Foram catalogados e fichados quem era considerado inimigo do Estado. Os dirigentes do SNI podiam expedir ordem de vigilâncias quebrando sigilo postal, telefônico daqueles que eles consideravam perigosos à Segurança Nacional. O SNI foi idealizado por Golbery Couto e Silva.

Em 13 de junho de 1231 - morreu aos 36 anos de idade Antonio de Pádua, que mais tarde foi canonizado por Santo Antonio de Pádua. Morreu em Lisboa-PT.

Em 13 de junho de 1525 - Casam -se Martim Lutero e Catarina de Bora, ele um ex-padre e ela uma ex-madre, tiveram seis filhos, Isabel, Madalena,Margarida,João, Martinho e Paulo.

Em 13 de junho de 1995 - Chegavam as lojas "Jagger little pill" da cantora Alanis Morrisselle, cantora canadense que foi um sucesso nas rádios da capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog