sexta-feira, 8 de junho de 2012

aluno da Unesp Marília=SP, apresenta trabalho no Canadá







Aluno da Unesp de Marília apresenta trabalho no Canadá




Projeto enfoca Arquivo de Clarice Lispector





 Entre 7 e 9 de junho, Marcos Ulisses Cavalheiro, aluno do curso de Arquivologia da Unesp de Marília, estará participando, em Whitehorse/Yukon, Canadá, da Conferência Anual dos Arquivistas Canadenses. Seu trabalho é o primeiro e único de graduação que receberá espaço para discussão no evento.





Orientado pela professora Sonia Troitiño e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – Fapesp, o trabalho, intitulado ‘A organização arquivística nos arquivos pessoais de escritores brasileiros: relato do Arquivo Clarice Lispector', parte do princípio que os arquivos pessoais são dotados de caráter histórico, pois dizem respeito à vida privada de uma determinada pessoa de repercussão para a sociedade.





Sendo assim, arquivos pessoais deveriam ser preservados devido ao valor cultural, patrimonial e testemunhal que caracteriza essa documentação referida. O autor verifica os desafios em torno à aplicação do ‘respect des fonds’ na organização dos arquivos pessoais, princípio que estabelece que arquivos de diferentes procedências devem ser mantidos separados para preservar o seu contexto.





É assim analisada e relatada a metodologia de organização do Arquivo Clarice Lispector (ACL) e, nessa perspectiva, é identificada como a identificação das tipologias documentais subsidiou a inserção do acervo em questão em contexto arquivístico.





O ACL, localizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é consultado por pesquisadores de diversas nacionalidades, gerando teses acadêmicas, ensaios e biografias. O material que compõe esse fundo documental foi doado pelo filho da escritora, Paulo Gurgel Valente. Nele, há subsídios essenciais para o estudo da obra da escritora, correspondência, fortuna crítica, documentos pessoais, entre outros, e também diversos itens de sua produção literária, sendo preponderante a não ficcional, como é o caso da coleção de seus artigos publicados no Correio da Manhã sob o pseudônimo de Helen Palmer.





Somam-se a estes um significativo conjunto de documentos iconográficos dos quais fazem parte dezesseis telas pintadas pela autora. Há cartas de amigos como Manuel Bandeira, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e Otávio de Faria e correspondência de contatos com editoras, como Claasen Verlag, Ediciones de La Flor, Civilização Brasileira e José Olympio. A pesquisa do aluno da Unesp de Marília tem valor qualitativo com procedimento metodológico realizado por meio de uma revisão bibliográfica, biográfica e exploratória, além de consulta ao inventário concedido pelo ACL.





“Apesar dos desafios encontrados devido às informalidades que caracterizam a documentação de arquivo pessoal, o relato da experiência do ACL é relevante aos campos da arquivologia, da história, das letras e áreas afins, pois o arquivo gerado a partir de um escritor de literatura é uma fonte de informação e memória, e, portanto, um patrimônio documental que será mais seguramente mantido uma vez organizado em respeito à constituição de um fundo documental”, diz Cavalheiro, também licenciando em Letras pela Universidade Estácio de Sá e integrante da equipe de apoio, como tradutor/intérprete, da International Society for Knowledge Organization (ISKO-Brasil).





Na versão em língua inglesa, o trabalho foi intitulado 'Archive and Cultural Memory: An Approach to the Literary Archives'. A pesquisa já foi apresentado pelo autor no Congresso de Arquivologia do Mercosul em 2011 e, em junho de 2012, será também apresentada no Congresso Brasileiro de Arquivologia.





Assessoria de Comunicação e Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog