sábado, 16 de junho de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 16 de junho de 1829 - Nasceu Gerônimo ou Goyathalay, importante lider indígena da América do Norte. Comandou os apaches chiricahua que durante muitos anos guerrearam contra a imposição dos branco que propunham reservas tribais aos povos indígenas dos Estados Unidos da América.

Eugênia Álvaro Moreyra

Em 16 de junho de 1948 - Nasceu Eugênia Álvaro Moreyra, atriz, jornalista, diretora de teatro, ligada ao movimento Modernista Brasileiro, militante do PCB, casada com o poeta Alvaro Moreyra.
Mueda - local do massacre
Homenagem aos mortos do massacre de Mueda
Massacre de Mueda , Província de Cabo Delgado em Moçambique

Em 16 de junho de 1960 - Reunidos em Mueda milhares de agricultores da região, que exigiram das autoridades portuguesa, e do Governador que estava presente, melhoras nas condições de vida e a possibilidade da criação de cooperativas. Depois de quatro horas de reuniões e negociações, sem qualquer acordo, as autoridades resolveram dispersarem a multidão e para isto usaram o recurso das armas. E num verdadeiro Massacre, tivemos 600 vidas ceifadas além de feridos. e entre os presentes ao massacre temos ainda a presença de Sr. Jacinto Omar, da aldeia de Maultide-Mueda que declara que no local haviam homens, mulheres e crianças e, pelo que se comentam hoje, todos foram varridos a tiros.

Tupac Sakur

Em 16 de junho de 1971 - Nasceu o rapper norte-america Tupac Shakur, que acabou assassinado em 13/09/1996.
Em 16 de junho de 1972 - O exército brasileiro sob o comando do General Bandeira da 3a.Brigada de Infantaria, assassinaram a professora e guerrilheira Maria Lucia Petit da Silva. era membro do PC-doB,  era natural de Agudos-SP, morava em Votuporanga-SP e foi morta em Xampioá-Go.

Nos braços o jovem Hector Peterson vítima da Revolta estudantil de Soweto
Foto de A.Chahad
O Memorável confronto
Em 16 de junho de 1976 - Aconteceu o Massacre de Soweto, quando 10 mil alunos protestavam contra a imposição do afrikans como a língua de educação para as crianças negras. Os estudantes reclamavam também da discriminação que sofriam com o curriculo inferior do sistema de educação Bantu, caracterizado por escolas e universidades separadas, salas de aulas superlotadas e professores inadequadamente formados. Durante essa manifestação mais de 500 jovens foram mortos. A polícia abriu fogo contra os grevista estudantis e a repressão durou semanas. Hoje é um dia de Comemoração aos heróis do massacre.

E na Africa - É o Dia Internacional da Criança Africana.
Ticiane Pinheiro
Em 16 de junho de 1976 - Nasceu a modelo, atriz e apresentadora de TV Ticiane Pinheiro
Debora Nascimento

Em 16 de junho de 1985 - Nasceu a atriz Débora Nascimento, que está fazendo sucesso na Novela Avenida Brasil, com a personagem "Tessália"
Edith Piaf

Em 16 de junho de 1994 - A cantora francesa Edith Piaf, vítima de uma overdose de heroína, foi encontrada morta em seu apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog