sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio tem novas normas para licenciamento de obras de contenção em encostas



 Rio tem novas normas para licenciamento de obras de contenção em encostas

 Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro




Uma nova categoria poderá enviar projetos a serem avaliados pela Geo-Rio: os geólogos – aptos a apresentar relatórios geológico-geotécnicos para análise da Fundação

A Fundação Geo-Rio publicou nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município do Rio, portarias que atualizam o regulamento interno da instituição para facilitar o processo de cadastramento e licenciamento de obras de contenção em encostas na cidade.



As novas normas otimizam a análise dos projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, além de agilizar o cadastramento de profissionais e empresas atuantes nesse tipo de serviço.



A partir de agora, uma nova categoria poderá enviar projetos a serem avaliados pela Geo-Rio: os geólogos – aptos a apresentar relatórios geológico-geotécnicos para análise da Fundação. Engenheiros civis (executores de projetos de obras estabilizantes ou desmontes) e de minas (que formulam projetos para obras de mineração e desmontes) já o fazem.



Outra melhoria processual proposta pela Fundação é a criação de modelos de requerimento, autorizações e termos de responsabilidades mais objetivos. Nesse caso, a finalidade é evitar o encaminhamento de documentos incorretos, que comprometem a agilidade de resposta aos pedidos.



Também foram detalhados todos os itens indispensáveis aos projetos enviados à Geo-Rio, levando em consideração a especificidade de cada tipo de obra (terraplanagem, desmonte, obras estabilizantes, demolições, etc). A Fundação Geo-Rio é a responsável pelo monitoramento das encostas e pela execução de obras de contenção do município, além de ser o órgão emissor de licença para a realização desse tipo de intervenção por particulares














Tags: Diário Oficial, obras, Rio








Política Esportes Economia Metrópoles Nacional Internacional Opinião Cadernos

Fale ConoscoExpedienteTermos e CondiçõesSite MapTabela de PreçosPolítica de PrivacidadeRSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog