Santo Antonio
O conhecido santo católico, chamado de Santo Antonio,teve como nome de batismo de Fernando Martins Bulhões, filho de Sr. Martins Bulhões e de dona Maria Tereza Taveira Azevedo, e nasceu numa residência próxima a Sé de Lisboa, em 15 de agosto de 1191 e faleceu em Pádua, no dia 13 de junho de 1231.
Iniciou seus estudos na Igreja de Santa Maria, foi frade agostiniano, e ingressou como noviço em 1210 no Convento de São Vicente de Fora em Lisboa, indodepois para o Convento de Santa Cruz em Coimbra, tornando - se doutor da igreja Católica. Em 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis. E Francisco de Assis convidou-o a pregar contra os albigenes. Foi para Bolonha e para Pádua.
Serviu como enviado da Ordem ao papa Gregório IX, lecionou teologia e fez pregações nas universidades de Toulouse, Montpellier passando também por Limonges.
Em 16 de janeiro de 1946, o papa Pio XII, proclama-o doutor da Igreja Católica Apostólica Romana.
As suas pregações sempre voltada para os pobres, por isto até hoje existe uma tradição da benças dos pães do santo, que é recebido nas Igrejas Católicas destinadas ao Santo.
Existe também a ideia do casamento, sendo chamado de santo casamenteiro. Inclusive sendo citado nos cultos afros brasileiros.
Como ele faleceu em junho que é o mês dos santos fogueteiros ele abre as festas juninas.
No Brasil há uma cidade em sua homenagem chamada Santo Antonio de Pádua
Arca de onde está os restos mortais do santo.
Um dia antes de comemorar o santo casamenteiro, é o dia dos namorados. No Brasil provindo de muitas culturas diversas devido a formação do povo brasileiro, há com certeza muitas simpatias e crendices. Coisas pra antropologia pesquisar e formatar as raizes.
Manoel Messias Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão