segunda-feira, 3 de março de 2014

As Mulheres Negras na Poesias

POESIA
Livro 'Pretexto de Mulheres Negras' mostra vivências e ganha espaço em sarau
por Redação RBA

 mulheresnegras.jpg
São Paulo – A presidente da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB), Débora Garcia, afirmou hoje (26) à Rádio Brasil Atual que o livro Pretexto de Mulheres Negras tem relevância dentro do cenário cultural brasileiro, principalmente por pertencer a um coletivo de mulheres negras, o Coletivo Jovem Mulheres Revolucionária (Mjiba). “A gente sabe que essas mulheres ainda estão ganhando espaço dentro da literatura, porque a literatura ainda é majoritariamente masculina.”

Para prestigiar a obra, a ACLB realizou na última sexta-feira (21), em sua sede, em Suzano, na Grande São Paulo, o Sarau Literatura Nossa com o livro. Escrito por 22 mulheres, a antologia poética conta com 20 brasileiras, uma convidada da Costa Rica e outra de Moçambique.

Landy Freitas, uma das autoras, explica que a intenção do livro é abrir a possibilidade de as mulheres negras transmitirem sua vivência, sua identificação como autora e identificação como mulher negra. “Nós, mulheres, e principalmente mulheres negras, a gente não tem uma referência na literatura e nas artes em geral."

O livro é uma iniciativa do Mjiba e foi lançado em outubro de 2013 com o apoio do Programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da prefeitura de São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog