terça-feira, 4 de março de 2014

Semana da Mulher no Cursinho Altenativo - do dia 5 à 7 de março/2014 - em São José do Rio Preto-SP



Descrição O dia 8 de março surgiu em 1910, na Conferência de Mulheres Socialistas, em homenagem às 129 operárias da fábrica Cotton de Nova York, que morreram queimadas por um incêndio provocado pela empresa que queria reprimir a greve das trabalhadoras. Em 1917, essa data ganhou ainda mais sentido quando as trabalhadoras e donas de casa russas saíram às ruas exigindo o fim da guerra e melhores condições devida.

Esse histórico demonstra que o oito de março surgiu para fortalecer e incentivar as lutas das mulheres, a partir do reconhecimento de que as mulheres trabalhadoras precisam seguir lutando pela igualdade, pelo fim da diferença salarial, pelo direito ao aborto, pelo fim da violência, pelo direito à maternidade e a garantia de instrumentos para tal como,por exemplo, as creches públicas, por direitos sociais básicos como a moradia, enfim por uma sociedade livre de toda opressão e exploração.Mesmo sob o governo da primeira mulher no nosso país, as mulheres trabalhadoras brasileiras ainda sofrem com violência e o pouco acesso à saúde e educação pública, oque nos faz refletir o real sentido desta emblemática data. Para se ter uma ideia, o governo federal investe na lei Maria da Penha menos de 2% do PIB o que NÃO a efetiva e nem a amplia prejudicando a vida das mulheres em principal as trabalhadoras.O reflexo disso é os altos índices de violência que acarreta na morte de mais de 15 mulheres ao dia no Brasil (Dados divulgados pelo IPEA em 2013).

Em nosso município de São José do Rio Preto as taxas de violência cometidas contra as mulheres aumentaram 175% em 2012 tornando a cidade a primeira do interior do estado de São Paulo em casos de violência contra as mulheres (Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo em 2013). Isto é alarmante,pois demonstra um pleno descaso do governo federal, estadual e municipal.Por isso nós do Movimento Mulheres em Luta de Rio Preto fazemos um chamado a todas as mulheres trabalhadoras para se unirem conosco na luta contra a violência e o machismo, em busca de uma sociedade socialista!

PROGRAMAÇÃO
05/03 - 18:30 - 22:00 debate com militante do MML São Paulo, coletivo Ana Montenegro e Marcha das vadias (Cursinho Alternativo)
06/03 - 18h10- 19h00 Aula debate Estatuto d Nascituro (Cursinho Alternativo)
07/03 - 18h10 -19h00 Aula debate Família monogâmica (Cursinho Alternativo)

Cursinho Alternativo
Av. Nossa Senhora da Paz, 1032 Jardim Alto Alegre, 15055-500 São José do Rio Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog