sábado, 1 de março de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 01 de março

Duarte da Costa


Em 01 de março de 1553 - Duarte da Costa foi nomeado pela Coroa portuguesa o 2. Governador Geral do Brasil em substituição a Thomé de Souza.

Demarcada como uma das mais extensas rebeliões deflagradas no Brasil, a Revolução Farroupilha contou com uma série de fatores responsáveis por esse conflito que desafiou as autoridades imperiais. Naquele período, a insatisfação junto às políticas imperiais e a proximidade das jovens repúblicas latino-americanas demarcaram o contexto inicial do conflito.

Ao longo da história econômica da região sul, a pecuária tornou-se um dos principais focos da economia gaúcha. Ao longo do processo de diversificação das atividades econômicas do país, os estancieiros (fazendeiros) sulistas tornaram-se os principais produtores de charque do Brasil. Esse produto, devido sua importância nos hábitos alimentares da população e seu longo período de conservação, articulava a economia agropecuária sulista com as regiões Sudeste e Centro-oeste do país.

Durante o Primeiro Reinado e Regência, vários impostos impediam a ampliação dos lucros dos fazendeiros sulistas em consequência do encarecimento do preço final do charque gaúcho. Não bastando os entraves tributários, a concorrência comercial dos produtos da região platina colocou a economia pecuarista gaúcha em uma situação insustentável. Buscando acordo com o governo central, os estancieiros gaúchos exigiam a tomada de medidas governamentais que pelo menos garantissem o monopólio sulista sob o comércio do charque.

Em 1836, inconformados com o descaso das autoridades imperiais, um grupo liderado por Bento Gonçalves exigiu a renúncia do presidente da província do Rio Grande do Sul. Em resposta à invasão feita na cidade de Porto Alegre, um grupo de defensores do poder imperial, também conhecidos como chimangos, conseguiu controlar a situação em junho daquele mesmo ano. Logo após a batalha de Seival, de setembro de 1836, os revolucionários venceram as tropas imperiais e proclamaram a fundação da República de Piratini ou República Rio-Grandense.
Em 01 de março de 1845 - Termino da Revolução Farropilha, David Canabarro assina o Tratado de Poncho Verde com Duque de Caxias.
Em 01 de março de 1870 - Terminou a Guerra com o Paraguai
Em 01 de março de 1894 - A primeira eleição direta da história do Brasil elege o fazendeiro paulista Prudente de Morais.
Em 01 de março de 1940 - O general Francisco Franco, totalitarista espanhol, de extrema direita  estabelece a lei contra os maçons e comunistas.
Jorge Aragão


Em 01 de março de 1949 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Jorge Aragão
Daniel Ortega


Em 01 de março de 1981 - Daniel Ortega é nomeado coordenador da Junta de governo da Nicarágua.
Virgílio Ferreira


Em 01 de março de 1996 - Falece o escritor português Virgílio Ferreira.
Claudio Villas Boas


Em 01 de março de 1998 - Faleceu o sertanista brasileiro  Claudio Villas Boas
Raul Reys


Em 01 de março de 2008 - Foi assassinado o guerrilheiro das Farc Raul Reys, morto no Equador.
José Mujica


Em 01 de março de 2010 - O ex-guerrilheiro José Mujica eleito em 2009 assume a presidência do Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog