domingo, 9 de maio de 2010

Mães

Mãe é a moça, que tem o dom divino de dar a luz, pra estabelecer no mundo um diálogo de Paz, ela carrega por nove meses o feto no seu santo ventre, cuida com amor e estabelece a ternura para uma vida que vai crescer, e eternecer em amor. Mãe é o laboratório de um certo criador maturando o bendito fruto.
Mãe é que alimenta de esperança, é quem dá amor as crianças, é quem fez de seu corpo o abrigo inicial para o seu filho e agora sabe sorrir com alegria, dar carinho ensinar as primeiras lições de vida, até proporcionar o exemplo de vida, como um dia fez homens grandes como Jesus Cristo, Karl Marx, Mahatma Gand.

A origem dos dias das mães confundem-se na própria história com os cultos as deusas, da fertilidade, da primavera, ou da colheita. Entre os romanos festejavam amastronalia em homenagem a deusa Juno, no início de março. Seja nos cultos pagãos ou nas religiões tradicionais, a maternidade e seus significados sempre foram celebrados.
No século XV as homenagens as mães eram feitas de forma singelas, os operários tinham um dia para passar com suas mães. E isto acontecia no quarto domingo da quaresma.

O governador da Virginia oficializou pela primeira vez, o dia das mães estabelecendo o dia 26 de abril de 1910. E o cravo virou o símbolo para homenagear as mães, as vivas recebiam cravos brancos e as já falecidas o cravos vermelhos.

Porem a Origem do dia das Mães, nasceu em 1914, quando uma jovem norte americana, chamda Anna Jarvis, perdeu a sua mãe e caiu em depressão, algumas amigas então tiveram a idéia de organizar uma festa pra perpetuar a memória da sua mãe. e esta data acabou espalhando, sendo que o Presidente Woodrow Wilson acabou em 9 de maio de 1914 oficializando o dia das mães.

No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 1918, numa iniciativa da Associação Cristã de Moços e tendo o Presidente Getulio Vargas em 1932, oficializando a data, que teve a Igreja Católica acatando e oficializando, numa homenagem a Maria em 1947.

Mãe é sempre sinônimo de Amor. respeitem-a sempre.



Manoel Messias Pereira
Professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog