sábado, 29 de maio de 2010

Sergio Crovella - pesquisador
Os pesquisadores brasileiro das Universidades Federais de Pernambuco, Rio de Janeiro e mais a Universidade de São Paulo USP, em sua linha de pesquisa anunciam a criação de um virus HIV sisntético. E com isto poderemos ter a chave para a cura do HIV, em aproximadamente cinco anos.

Células infectadas





O passo mais importante acaba sendo dado com essa criação em laboratório, de uma versão intetica do virus HIV. Essa produção é considerada uma ferramenta muito importante para acelerar e baixar os preços de produção da vacina terapêutica já em fase experimental que ensina o nosso sistema imunológico a identificar e combater o HIV.
Com esse virus sintético, os cientistas acreditam que dentro de cinco anos a vacina estará disponível. Este virus é fruto do trabalho de uma equipe de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco, do Rio de Janieor e da USP.
O protótipo foi desenvolvido a duas semanas com o apoio financeiro de uma empresa norte-america de controle da doença infecto-contagiosa.
Segundo os cientistas o virus foi elaborado a partir de uma tecnica semelhante a clonagem, que permite cortar e colar pedaços de código genético até se construir um genoma completo de HIV contaminado.
O geneticistas Sergio Corvelha da UFPE, disse "Fizemos uma obra de engenharia genética e colocamos o virus completo dentro do DNA vetor que permite a multiplicação até o infinito do virus"
Os cientistas que asseguram ter criados o virus artificial são os mesmos que já estão trabalhando para a vacina contra a AIDS.



Até agora os pesquisadores brasileiro estavam usando o virus extraidos de pacientes soro positivo. Dessa maneira o cultivo do virus leva dois meses. Com o virus sintético em dois dias temos uma quantidade enorme pronto para ser atilizadda, afirmou a genticista Sra. Dra. Alessandra Portillo.
A vacina já foi testada em 18 pacientes, metade dos quais já tiveram a carga viral reduzida a zero. e a próxima fase da pesquisa sera testar a vacina num grupo de 1000 (mil) pessoas.
Reflexão
Outras pesquisas pelo mundo estão sendo feitas. E Cientistas do texas disseram que encontraram o ponto fraco do virus HIV, que pode levar a cura da doença. E esse ponto fraco esta na proteina SP120 que reveste o HIV.
Dizem que essa proteina é necessaria para que o vírus entre dentro da célula e posteriormente cause a Aids.
A equipe foi capaz de quebrar a parte que age como cérebro. A sequência de aminoácido, permanece invariável, mesmo com as mutações que o virus sofre, isso seria o progresso na prevenção e tratamento da doença . Com a descoberta os cientistas crianram o anticorpus que são capaz de atacar o ponto fraco do HIV de forma precisa. esses anticorpos recohecem praticamente todos os tipos de virus causados da AIDS . Contudo esses anticorpus precisam ser testados. Já as pesquisas dos brasileiros, foram testadas ou melhor estão sendo testadas. Outros dizem que com o transplante de medula a doença desaparece. A verdade que sou um leigo mas esse é um assunto que interessa a todos. Ah quem hoje até critica a pesquisa por ter o patrocínio de uma empresa americana. Mas é assim mesmo há um ditado que diz que na casa do ferreiro o espeto é de pau.
Manoel Messias Pereira
professor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog