sábado, 1 de maio de 2010

O dia do trabalho

O dia do trabalho, uma data conquistada, pelo sangue de manifestantes que no passado desejava apenas 8(oito) horas de trabalho, como mostra a ilustração acima nas Ruas de Chicago em 1886, nos Estados Unidos.
Essa primeira manifestação ocorrida teve a participação de milhares de pessoas, e começou aí a Greve Geral nos estados Unidos da América.
E no dia 3 de maio os manifestantes em confronto com a policia, em que uma bomba explode e 7 policiais morrem e 4 manifestantes também. Mas no dia 4 de maio novas manifestações ocorrem em protesto a violência do ocorrido no dia anterior, sendo que mais 12(doze) pessoas tem a sua vida ceifadas e mais de centenas são feridas. Esse acontecimento ficou conhecido na História como a revolta de Haymarket.



Três anos mais tarde a 2a. Internacional Socialista a 20 de junho de 1991 reunida em París acata a proposta de Raymond Lavigne para que os trabalhadores reuna-se todos os anos lembrando a luta pela jornada de trabalho e a conquista de seus direitos, ou melhor reivindique seus direitos a um trabalho digno. E essa data passa a homenagear os mártires de Chicagos, que não foram apenas oito, mas muitos. Já em 1891 no norte da França, a polícia resolve disolver a manifestação e o resultadoé a morte de dez trabalhadores, esse epsódio sangrento reforça essa data. E meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama o Dia Internacional de reivindicações das Condições Laboriais.
E assim passamos a suadar os trabalhadores do mundo. No Brasil a data foi institucionalizada pelo Estado Novo em 1938, e declarada como feriado pelo governo de Marechal Eurico Gaspar Dutra, conforme a Lei 662 de 06 de abril de 1949.
O mundo do trabalho precisa ser celebrado lembrando, todos os trabalhadores desde o escravo até ao assalariado, todos mercem respeito e dignidade. A escravidão acabou embora sabemos que alguns seres humanos, mantém pessoas trabalhando em condições de precariedades e em condições subhumanas.
Manoel Messias Pereira
Professor de História



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog