sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Assis Valente

Na foto assim Valente segura o violão

Esse é o compositor, que os meios academicos não falam, um afro descendente, que foi sequestrado de seus pais na Bahia, e acabou vindo morar no Rio de Janeiro.

A sua produção cultural é imensa, e clássicos de nossa música é o que não falta. Em todos os natais lembro e relembro da música Boas festas de Assis Valente. Mas o compositor tem ainda cai cai balão, tem francesa no Morro, Brasil Pandeiro, A Rosa e o Vento, Boneca de Pano entre outros grandes sucesso.

Este autor nasceu na Bahia, apareceu no Rio de Janeiro, foi alfaiate, protético, e sofreu com alugueis atrasados, com a sua dificuldade econômica, e por três vezes tentou o suicídio.

Num documentário exibido sobre a sua vida pela televisão, fiquei sabendo que tinha uma orientação sexual diferente e gay assumido e naquela época as dificuldades de aceitação era muito maior do que é hoje,  além de negro, sambista, e sofrendo de depressão.

Envenena-se em 11 de março de 1958, aos 46 anos de idade, no mesmo mês em que completaria os seus 47 anos de vida.

Foi redescoberto pelos cantores brasileiro, e Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Adriana Calcanhoto,Elis regina Maria Bethania, Heitor dos Prazeres e muitos outros gravaram músicas de sua autoria. Não existe Natal, sem o Boas Festas de Assis Valente.



Manoel Messias Pereira
professor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog