domingo, 26 de dezembro de 2010

dia 26 de dezembro na história artística, literária e cultural

Euclides da Cunha
escritor

Em 26 de dezembro de 1904 - O escritor Euclides da Cunha , esteve em Belém no Pará, e visitou o Museu Paraense e o Jornal Província do Pará.

Em 26 de dezembro de 1809 - Nasceu em Lisboa João Esteves Coelho Magalhães, notável político, jornalista e orador. era bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano da guerra liberal fundador do jornal "a Revolução de setembro", o mais influente da Impresna liberal.

Em 26 de dezembro de 1831 - estreiou a Ópera Norma em dois atos, de Vicenzo Bellini, com libreto de Felice Romani. Sua estréia ocorreu no Teatro Alla Scala de Milão. Essa ópera é considerada o ponto alto da tradição do "bel canto". Foi criada para soprano Giuditta Pasta, que encarnou a personagem pela primeira vez de Amina na Ópera La Sonnambula. Norma é mais dificíl repertório de uma soprano.

Em 26 de dezembro de 1929 - A escritora Sylvia Thibau, que também era jornalista, foi até a redação do Jornal "A crítica" da família do dramaturgo Nelson Rodrigues, e assassina o ilustrador Roberto Rodrigues irmão de Nelson com apenas 23 anos de idade. O motivo foi uma reportagem e sua ilustração, com insunuações sobre a traição ao seu esposo João Thibau, uma das separações "desquite" escandalosa para época.

Em 26 de dezembro de 1936 - Foi fundanda por iniciativa do violinista Bronislov Huberma, um judeu polonês, a Orquestra Filarmônica de Israel e nesta data tocou o seu concerto inaugural.

Em 26 de dezembro de 1991 - Nasceu a atriz  norte-americana Eden Sher

Em 26 de dezembro de 1939 - Acantora Carmem Miranda iniciou a sua carreira internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog