quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fatos Históricos Literários e Artísticos

Em 29 de dezembro de 1926 - Faleceu Raine Maria Rilke, vítima de leucêmia no Sanatório Valmont, na Suiça, ele que era filho de José Rilke e Shophia Entz Rilke.
É considerado um dos poetas modernos mais importantes e inovadores da literatura alemã, por seu estilo precioso pelas imagens simbólicas e suas reflexões. Tratando com os limites sensoriais da existência da melancolia, sua poesia traduz o fundamento da busca do ser. Seu trabalho influenciou poetas europeus e norte-americanos.
É um poeta que teve uma vida conturbada, pois até aos 5 anos, sua mãe, vestia-o de menina, e seus pais separaram quando tinha 9 anos, seu irmão Hugo suicida-se. E seu pai coloca-o na Academia Militar de Sto.Polten e Mahrisch Weisskirchenn, onde ele diz ter sofrido muito.
Estudou história da arte e literatura nas Universidade de Praga, Munique e Berlim. Suas primeiras obras foram poemas de amor, intitulados Vidas e canções "Leben un Lieder(1894) usando o nome de Rene Rilke.
Em 1897 conheceu Lou Andréas Salomé (1861-1937), uma mulher 15 anos mais velha, filha de um general ruso que já havia sido casada com o orientalista Friedrich Carls Andreas  e tinha muita influência no meio intelectual, vai incentivá-lo, a ter um compromiso com um estética artística. Passa a ter contato com Schnitzler e Nietzsche, deixa o lirísmo, estabelece contado com Tolstoi. Parte para Paris, apaixona-se pela pintora Paula Becker, casa-se  com Clara Westhaff tiveram uma menina, separa-se tendo o casamento durado um ano, conhece figura da arte como Rodin, Césanne.
Durante a primeira guerra vai para o exercito e mora num castelo em Munique, local em que fere a mão com uma rosa.
Em seguida descobre que tinha leucêmia, que leva-o a morte. Para escritor como Robert Musil, este foi um escritor que levou a poesia alemão para a consumação total. As cartas de Raíne Maria Rilke, trocadas com Marina Tsvetarva, Rodin,Andre Gidé foram publicada postumamente.

Em 29 de dezembro de 1946 - Morreu Abel Salazar, médico professor, pesquisador, pintor. E resistente ao regime salazarista. Foi professor catedrático de Histologia e embriologia da Faculdade de Medicina do Porto.
Em 1935 depois de ter o seu laboratório invadido é afastado da catedra e proibido de frequentar biblioteca, juntamente com ele outros intelectuais, como Aurelio Quintanilha, Manuel Rodrigues, Silvio Lima, Norton Matos. Dai passa a ficar em casa e produzir gravuras, pinturas, retratos. Muitos que hoje estão expostos na Casa Museu Abel Salazar.

Em 29 de dezembro de 1888 - Nasceu Gustavo Dodt Barroso, natural de Fortaleza, foi advogado, professor, político, conista folclorista, cronísta, ensaísta e romancista brasileiro. Fundou e foi o primeiro presidente do Museu Histórico Nacional.

Em 29 de dezembro de 1903 - nasceu Cândido Portinari ,pintor brasileiro e membro do PCB

Em 29 de dezembro de 1956 - Nasceu José Carlos Aragão, escritor de literatura infantil e desenhista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog