segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

dia 27 de dezembro na história política e social

Em 27 de dezembro de 1925 - A Coluna Gaucha inicia a sua marcha em direção a Foz do Iguaçu no Estado do Paraná. A Coluna Gaucha que em abril deste mesmo ano havia anexado a Coluna Paulista, a do Rio Grande do Sul, sob a liderança de Luis Carlos Prestes e a paulista a cargo de Miguel Costa, ambas formaram a Coluna Fênix, que mais tarde transformou em Coluna Prestes.

Em 27 de dezembro de 1932 - Surgiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

Em 27 de dezembro de 1940 - O primeiro bispo da Diocese de São José do Rio Preto-SP, Don Lafayete Libano erigiu a Parôquia de Santo Antonio em Cosmorama-SP. No primeiro momento atendida pelos padres Capuchinos  que trabalhava na Basilica de Nossa Senhora Aparecida, em São José do Rio Preto-SP.

Em 27 de dezembro de 1945 - Era ianugurado o Fundo Monetário Internacional - FMI, na Conferência de Breton Woods, nos Estados Unidos da América.

Em 27 de dezembro de 1947 - O Partido Comunista da Grécia foi posto na ilegalidade

Em 27 de dezembro de 1948 - A Espanha tem Constituição democrática marcando o fim do regime do ditador Francisco Franco.

Em 27 de dezembro de 1703 - O tratado de comércio é celebrado entre Potugal e a Inglaterra. É um dos mais sunsintos documentos de toda história da diplomacia comercial. Em três artigos foi escrito um tratado cujo os interesses ultrapassa em larguissima  a história das relações comerciais entre os dois países.

Em 27 de dezembro de 2007 - Foi assassinada, vítima de um atentado suicída, Benazir Bhutto, em Islamabad, após um comício. Ela que foi a primeira mulher a ocupar um cargo de 1a Ministra e era candidata as eleições.

2 comentários:

  1. Prezado, sobre seu texto, mais especificamente sobre esta frase: "sob a liderança de Luis Carlos Prestes e a paulista a cargo de Miguel Costa, ambas formaram a Coluna Fênix"
    Aconselho um estudo mais cuidadoso sobre o assunto, para que erros não sejam novamente propagados sobre nossa história. Os comandos dentro das forças armadas seguem uma hierarquia que você aparenta desconhecer. Sugiro algumas leituras menos tendenciosas, dê uma pesquisada, vai encontrar informações necessárias para consertar os erros contidos em suas afirmações.
    Humildes Sugestões:
    Livros:
    * Marchas e combates (vol 1 e 2) de Lorenço Moreira Lima.
    * A coluna da Morte do tenente João Cabanas.
    Muitas outras indicações você poderá encontrar no blog mantido por um dos maiores pesquisadores sobre o assunto em nosso país, o Sr Yuri Abyaza Costa, detentor de uma vasta documentação e pouca falácia:
    http://colunamiguelcostaprestes.blogspot.com/2010/06/coluna-miguel-costa-prestes.html

    Desejo-lhe uma boa pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. agradeço imensamente pela informação e participação, somos na verdade aprendizes de cada dia.Abraços

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog