quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nairobi e Paris por uma organização mundial de Meio Ambiente

Ministra francesa Natalie Konsciusko Morizet

Raila Odinga - 1.Ministro do Quênia



Quénia
Nairobi e Paris a favor de uma organização mundial do ambiente

Nairobi - O Quénia e a França vão propôr a criação de uma organização mundial sobre ambiente, alargando os poderes do actual programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), e cuja sede estará em Nairobi, anunciou hoje (quarta-feira) a AFP, que cita fontes dos dois países.



"O Quénia e a França vão cooperar nas negociações sobre a gestão mundial do ambiente", anunciou à imprensa o Primeiro-ministro queniano Raila Odinga, à saída de um encontro com a ministra francesa da Ecologia, Nathalie Kosciusko-Morizet.



Evocando uma cimeira das Nações Unidas sobre o ambiente prevista para 2012, no Rio de Janeiro, Odinga "esperou que isso possa conduzir a uma decisão da comunidade internacional de estabelecer uma organização mundial permanente do ambiente (instalada) no Quénia".



A comunidade internacional discute há vários anos já os meios para reforçar a gestão do ambiente a nível mundial, e a França milita para a criação de uma nova organização, alargando claramente as atribuições actuais do PNUA, instalada em Nairobi.



Este assunto é discutido durante um fórum ministerial do ambiente que se desenrola até quinta-feira em Nairobi por ocasião da reunião do conselho de governo do PNUA.



"Temos hoje todos os tipos de organizações (internacionais) sobre o ambiente, a começar pelo PNUA. Queremos nos basear no PNUA para reunir todas as organizações, reforçá-la e dar mais coerência ao conjunto do sistema", alegou Kosciusko-Morizet durante uma conferência de imprensa conjunta com Odinga.



"Queremos reforçar o PNUA e alterar a sua natureza (...) para criar um instrumento global", acrescentou a ministra francesa, acrescentando que esta organização da ONU hoje apenas elabora "programas", "a primeiro nível na hierarquia da ONU".



"Por razões práticas, um escritório (da futura organização) estaria em Genebra mas o instrumento principal, a direcção deve ficar e desenvolver-se em Nairobi", insistiu Kosciusko-Morizet, em resposta às preocupações expressas no Quénia segundo as quais a nova organização poderia se instalar na Suíça.


O PNUA, criado em 1972, é actualmente a única organização da ONU com sede num país africano.






















© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog