sexta-feira, 7 de setembro de 2012

III Minho Reggae Splash - Festival Internacional de Reggae de Vila




 III Minho Reggae Splash - Festival Internacional de Reggae de Vila



Alto Minho

Redacção



Vila Nova de Cerveira vai receber, nos dias 14 e 15 de setembro, o III Minho Reggae Splash - Festival Internacional de Reggae de Vila Nova de Cerveira. Concertos de reggae, escalada, trilho do veado, espetáculos de rua, workshops de dança, percussão africana e malabares e uma festa de despedida soundsystems estão no cartaz do certame. A organização é da responsabilidade da Associação Cultural Minho Raggae, com o apoio da Câmara Municipal.





Auditório Municipal, Parque de Lazer do Castelinho e Praia da Lenta são os “palcos” principais dos dois dias de festival internacional, em que os ritmos raggae marcam as sonoridades. Segundo a organização, o Minho Reggae Splash é um festival dedicado à música reggae e outras expressões artísticas, caraterizado por um ambiente positivo e de cordialidade.

Os grupos e músicos vêm da Jamaica, Brasil, Espanha (com a maior representação ao nível dos músicos), mas também de Portugal, mais propriamente do Barreiro. A banda Urbanvibsz faz parte do cartaz 2012, é portuguesa e composta por quase uma dúzia de músicos marcados pelas raízes do reggae.



A III edição, este ano tem os dois dias dedicados a shows de reggae no palco principal, e espetáculos diversos e workshops agendados para o segundo dia.



O festival dispõe de serviço de acampamento para todos os participantes, num espaço em ambiente natural, na península fluvial da Praia da Lenta. A área tem serviços básicos de higiene, como água potável e sanitários.



Dois dias de muita música



Oito músicos e grupos dividem-se pelos dois dias do III Minho Reggae Splash. Quatro no primeiro e quatro no dia 15 de setembro.

No primeiro dia, da Jamaica vem a Cerveira Earl Sixteen, músico que é considerado uma das “lendas vivas” do reggae, no ativo desde os anos 70. Earl, que desde os 16 anos trabalhou com os melhores produtores de Jamaica e europeus, apresenta uma discografia que ultrapassa as duas dezenas de álbuns editados, alguns deles, verdadeiros clássicos no seu género.

Benjammin também atua no primeiro dia. É de Barcelona. Começou o seu trajeto artístico no final dos anos oitenta como MC e saxofonista em Sound System em Londres. Durante anos desenvolveu uma grande variedade de estilos vocais, desde o roots mais profundo até o raggamuffin ou o soul.



Versionites - Tribute to Bob Marley & The Wailers chegará da capital espanhola, para atuar também no dia 14. A banda assume-se como um projeto tributo âs grandes lendas do reggae liderados pelo trio vocal Emeterians. Nesta III edição do Minho Reggae Splash homenageiam o trabalho de Bob Marley & The Wailers.



Os Natural Green, do Ferrol espanhol também integram o cartaz do festival. São um grupo de jovens estudantes de conservatório que resolveram formar uma banda de reggae. Diz a organização que “apresentam um estilo fresco e potente, com uma mensagem direta, e um som mais próximo as novas raízes do roots reggae, liderado pelo seu cantor Mr. Mou”. O grupo completa o cartaz do primeiro dia.



Portugueses no segundo dia do festival



No dia 15 atuam os Habitantes de Zion, vindos de Florianópolis, no Brasil. Os “Habitantes” formam uma das grandes bandas brasileiras que executam um reggae “consciente e positivo, cheio de cor, um espetáculo feito para divulgar a sua mensagem de unidade”.



E é também no segundo dia que chegam os portugueses Urbanvibsz. A banda está habituada a partilhar o palco com artistas de primeiro nível internacional como Barrington Levy e Richie Campbell. Na apresentação refere-se que “ao vivo, a banda mostra seu bom ‘feeling’, combinando a mensagem consciente e positiva com a poderosa energia da sua música”.



A banda Blueskank Acustic Set vem de Madrid, onde é uma referência ao nível do movimento reggae. Blueskank mostra um reggae contemporâneo, aproximando-se do som mais blues e soul. O seu espetáculo em set acústico centra o reggae nas harmonias vocais e nos arranjos do violão acústico.



Também de Espanha, mas da vizinha cidade de Vigo vêm por fim os Transilvanians, tidos como “uma das bandas de referência na península no estilo mais clássico do reggae”. Eles têm um LP editado e três 7', um deles editado com Roy Ellis aka Mr. Symarip, um dos grandes artistas do reggae, com o qual trabalham habitualmente como backing ban


Programação TVtermo de responsabilidade privacidade opinião sobre o correio do minho contactos publicite connosco ficha técnica



2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A.
concept by:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog