sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 6 de setembro

Em 6 de setembro de 1878 - O Decreto 7031/77, estabelecia que os negros só podiam estudar no período noturno e diversas estratégias foram montados no sentido de impedir o acesso pleno do povo negro aos bancos escolares. E antes o decreto 1331 de 17/02/1854 na escola pública não se admitia escravos.E na Constituição de 1824 - todo negro era proibido de estudar.

Em 6 de setembro de 1884 - E Porto Alegre - RS, tivemos a Libertação dos Escravos, quatro anos antes da Abolição da escravatura assinada pela princesa Isabel, conforme podemos observar nos estudos que investiga a memória social da abolição construída pela elite política, de acordo com os estudos da professora Maria Angélica Zubaran - ANPUH - XXV Simpósio Nacional de História.
pintor Di Cavalcanti
obra Arlequim de Di Cavalcanti
obra Abigail
de Di Cavalcanti


Em 6 de setembro de 1897 - Nasceu o artista plástico brasileiro Emiliano Cavalcanti, carinhosamente conhecido como Di Cavalcanti - pintor, caricaturista, militante do PCB.
Leônidas da Silva 

Em 6 de setembro de 1913 - nasceu o jogador do São Paulo Futebol Club e da seleção Brasileira Leônidas da Silva o inventor do gol de bicicleta.
Em 6 de setembro de 1914 - O jornal "Voz do Trabalhador" editado pela COB condena a guerra mundial que acabara de estourar na Europa.
Joaquim Osório Duque Estrada

Em 6 de setembro de 1922 - Oficialização do Hino Nacional Brasileiro de autoria de Joaquim Duque Estrada.
Hendrik Verwoerd
premier racista da Africa do Sul
Em 6 de setembro de 1966 - Foi assassinado a punhaladas, o primeiro ministro racista da África do Sul, Hendrik Verwoerd. seu assassino foi o grego Dmítrio Tsafendas que desferiu duas punhalads no peito e outra na garganta.
Gregório Bezerra
Em 6 de setembro de 1969 - Em troca do embaixador norte-americano quinze presos políticos entre eles Gregório Bezerra foram exilados no México.
Steves Bikos


Em 6 de setembro de 1977 - A racista  polícia sul-africana prendeu o ativista Steve Biko, e mais tarde assassinou-o com pancadas na cabeça até fraturar-lhe o crânio.
Akira Kurusawa
Em 6 de setembro de 1998 - faleceu o cineasta japones Akira Kurusawa (nasc em 1910)

Em 6 de setembro de 2012 - Encerrou o Seminário "Desenvolvimento Econômico Afro-descendente em São Paulo, organizado pelo Instituto  Feira Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog