sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Conferência Estadual de Educação prepara representantes acreanos para a Conae 2014



Astorige Carneiro (Assessoria SEE) E-mail Imprimir

César Messias destacou a ação dos educadores ao longo dos últimos anos no Acre (Foto: Mardilson Gomes)

Com ações voltadas para a construção de um documento- base para a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2014, o Fórum Estadual de Educação realiza, durante os dias 18 e 19 de setembro, com apoio das secretarias estadual (SEE) e municipal (Seme) de Educação e do Colegiado de Diretores das Escolas Públicas (Codep), a Conferência Estadual de Educação do Acre.

O encontro estadual ocorre após a etapa das conferências municipais e intermunicipais do mês de agosto e reúne mais de 200 representantes dos 22 municípios do Estado e membros da comunidade educacional.

Para o encontro nacional, serão enviados relatórios feitos pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) com todas as deliberações do Acre, que serão incluídos no Sistema de Relatoria da Conae 2014.

Na abertura desta quarta-feira, 18, a palestrante Flávia Nogueira representou o ex-governador e atual secretário de Articulação com Sistemas de Ensino (Sase) Binho Marques, introduzindo os principais assuntos a serem discutidos durante os dois dias, que envolvem o tema central "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", com destaque para o eixo temático "Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”.


Daniel Zen agradeceu a presença dos participantes e disse que a conferência é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar as políticas educacionais do estado (Foto: Mardlson Gomes)
Durante o encontro estadual, serão discutidas as perspectivas educacionais dos municípios e do Estado em geral, bem como as formas de articulação e de colaboração nos âmbitos municipal, estadual e nacional, sendo orientados por um documento-referência já disponibilizado na página do Ministério da Educação (MEC): www.fne.mec.gov.br.

César Messias, vice-governador, representou o governador Tião Viana durante o evento, e destacou a ação dos educadores ao longo dos últimos anos no Acre, enfatizando que "estamos passando por um momento em que os encontros e os debates são mais do que necessários para o avanço do país nas mais diversas áreas: educação, saúde, segurança pública e tantas outras".

Presidente do Fórum Estadual de Educação do Acre e secretário estadual de Educação, Daniel Zen compareceu ao evento, agradecendo a presença dos participantes e incentivando os debates e as sugestões para contribuir com a votação dos representantes acreanos para a Conae 2014, que será realizado em fevereiro do ano que vem, em Brasília.


O encontro estadual reúne mais de 200 representantes dos 22 municípios do Estado e membros diversos da comunidade educacional (Foto: Mardilson Gomes)
"Esses eventos expandem mais ainda o regime de colaboração entre os estados e os municípios. A conferência é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar as políticas estaduais e educacionais do Acre e, como consequência, aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para a área da Educação", explicou Zen.

Justino Queiroz, presidente do Cocep, acredita que "é uma ótima oportunidade para avaliarmos algumas medidas que estão em prática no sistema educacional acreano, além de interagirmos mais com os educadores, agentes de grandes mudanças sociais, em um espaço democrático".







 O conteúdo deste site é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil. A reprodução dos textos é livre, desde que citada a fonte e o autor. Agência de Notícias do Acre - Rua Franco Ribeiro, 51 - Centro - CEP 69900-082

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog