quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 18 de setembro

Igreja Matriz construída pelos cristãos basolongo ao sul de Kakongo
Em 18 de setembro  1773 - Chegam os primeiros missionários católicos franceses em Cambinda, e vão fixar-se em Kilongo poerto da Lagoa Kilunga que fica próximo da atual Saga - Nzu.


Em 18 de setembro de 1810 -  Independência do Chile em relação a Espanha, deixou de ser colônia
Território do Quilombo Malunguinho
Em 18 de setembro de 1835 - Foi assassinado o lider dos Quilombos Malunguinho no município de Maricota atual Abreu Lima. O Malunguinho ou João Batista. Em sua memória a assembléia Legislativa de Pernambuco estabeleceu a Semana Estadual da Vivencia e Práticas da cultura afro pernambucana.
Em 18 de setembro de 1865 - Rendição do Paraguaí. Numa guerra considerada o maior conflito da América do Sul, travada no Paraguaí e na Tríplice Aliança. Conflito iniciado no Mato Grosso e que matou muitos negros brasileiros, que foram enviados a guerra pelo Brasil com a promessa de quem ficasse vivo desta guerra teria a Carta de alforria. Foi o momento de branqueamento da população pois os negros estavam no fronte da batalha. Pois a Inglaterra enviou dinheiro para a formação do exército brasileiro, mas isto não aconteceu, por isto organizaram o exercito usando os escravos afros.
José Barbosa da silva - o Sinhô - compositor Brasileiro
Em 18 de setembro de 1888 - Nasceu Jose Barbosa da Silva o compositor brasileiro  conhecido como Sinhô.
Em 18 de setembro de 1933 - Lançado o primeiro numero do Jornal A voz da Raça, editado pela Frente Negra Brasileira.
Em 18 de setembro de 1946 - Promulgada a primeira Constituição Brasileira elaborada com a participação de todas as correntes políticas existentes no País.
Em 18 de setembro de 1969 - Aprovada a Lei de Segurança Nacional no Brasil, inclusive com pena de morte e prisão perpétua.
Jimi Hendrix
Em 18 de setembro de 1970 - O guitarrista e cantor Jimi Hendrix foi encontrado morto asfixiado por calmante nas veias.

Em 18 de setembro de 1970 - Fundação do MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, embrião do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - PCTP/MRPP.
Em 18 de setembro de 2006 - Reunião em Genebra do Conselho dos Direitos Humanos, foi apresentado um relatório no mundo sobre o crescimento do racismo, da violência, da xenofobia, anti-semitismo, da cristofobia, do islamifobia mas o governo brasileiro em todo o seu escalão está disposto a enfrentar essa herança do racismo. Na foto os proponentes do Estatuto Racial do Congresso Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog