domingo, 22 de setembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 22 de setembro

Em 22 de setembro de 1828 - Nasceu Sharka Zulu ou Tshaka Tchaka natural de Kwaz Sulu, chefe tribal zulu, estrategista militar, transformou uma etnia de pouca expressão a um império.
Abrahãa Lincon


Em 22 de setembro de 1862 - Abraham Lincon proclamou liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
Antonio Conselheiro
Em 22 de setembro de 1897 - Faleceu o lider de Canudos Antonio Conselheiro, ou Antonio Vicente Maciel, vítimas de ferimentos causados por uma granada do exercito brasileiro que estava a serviço dos poderosos que deviam exterminar a experiência dos sertanejos baianos.
Marlena Shaw


Em 22 de setembro de 1942 - Nasceu Marlena Shaw cantora norte americana
Luiz Gonzaga do Nascimento Jr.


Em 22 de setembro de 1945 - Nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, o Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro, falecido em 29 de abril de 1991.
King Sunny Adé


Em 22 de setembro de 1946 - Nasceu King Sunny Adé, músico nigeriano, de jujú yoruba
Em 22 de setembro de 1947 - Início da Conferência de dirigentes comunistas na Polônia, na qual foi criado o Cominfor organização política que sucedeu a Internacional Comunista extinta por Josef Stalin em 1943. A agência dos partidos políticos comunistas criados na URSS com o objetivo de unificar todos os comunistas dos países comunistas sob a influência no contexto da guerra fria.
François Duvalier


Em 22 de setembro de 1957 - François Duvalier é eleito presidente do Haiti governando o país até a morte em  1971. Foi médico e ex-ditador naquele país.
Em 22 de setembro de 1966 - O Movimento estudantil convocou o Dia Nacional de Luta contra a Ditadura Militar, causando vários conflitos no Brasil.
Em 22 de setembro de 1970 - Edson Cabral Sobrinho, foi preso pelo II exército - CODO/DOI OBAN e levado para a sede da OBAN, foi pendurado no pau de arara, espancado e submetido a choques elétricos, vindo a morrer em 30 minutos. Era impertenso, e foi assassinado pelo Estado Brasileiro sob a equipe do capitão Benoni de arruda Albanez.
Em 22 de setembro de 1977  - A PUC foi invadida, quando os estudantes estavam reunidos com a intenção de reorganizar a UNE, A invasão partiu do secretario de segurança do Estado de São Paulo, coronel Erasmo Dias.

Em 22 de setembro de 1980 - Começo a guerra do Irã e Iraque na qual aviões iraquianos bombardearam 11 bases do Irã, em represália assumiria o controle militar do estreito de Ormuz na Estrada do Golfo Pérsico, numa disputa política e territorial e, também fracionariamente religiosa entre o Iraque sunita e o Irã xiita. Deixando um saldo de 8 anos de conflitos de um milhão de mortos e feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog