sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Anemia Falciforme

Acima temos hemácias normais de uma pessoa saudavel. As hemácias (globulos vermelhos) são redondas e maleáveis, por isso elas circulam com facilidade pelos vasos sanguineos.
Acima temos as hemácias com anemia falciforme. As hemácias são rígidas e têm o formato de uma foice. Elas tem mais dificuldade de circular pelos vasos.
Uma reportagem da Folha de São Paulo do dia 17 de setembro, com título "Transplante pode curar anemia falciforme", traz a informação que a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea acaba de concluir o consenso que inclui a anemia falciforme entre as doenças que têm indicação de transplante de medula óssea. As novas orientações serão publicadas na Revista Brasileira de Hematologia.
A elaboação do documento levou em consideração dados da literatura internacional que apontam cura dos doentes tratados com transplante. E é considerado curado o paciente que não desenvolve mais a doença depois de cinco anos.
Atualmente este tipo de procedimento não consta da lista de indicação do Ministério da Saúde, por isto ele ainda não é coberto pelo SUS.
Essa é uma doença que atinge principalmente a população negra, é uma doença genética mais frequente no País. Ela costuma ser diagnosticada clinicamente por causa da anemia. Em alguns Estado é feita durante o teste do pézinho.
Os problemas que causa essa doença no organismo humano, são que como existe uma dificuldade dos glóbulos circular pelos vasos detecta uma anormalidade, que passa a destruir as hemácias, que leva a anemia crônica. Além disto o formato de foice que dificulta a circulação causa a formação de coágulos, aumentando o risco de AVC e de trombose.
No tratamento atual exige o uso de medicamentos e transfusões de sangue para corrigir anemia.
Essas informações circularam na Folha de São Paulo, numa matéria da jornalista fernanda bassete. 17/09/09

Um comentário:

  1. Gostaria de perguntar se uma pessoa que está com a anemia de microcitose e hipocromia,possa ter alguma tendência a correr algum risco de ter mais facilmente acarretar esse tipo de anemia falciforme? Agradeço a vossa colaboração.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog