quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os mitos africanos




Esses mitos, foram fontes de inspiração dos antigos povos que criaram o surto da civilização. Surgeriram criações poéticas, formaram as bases de tôdas as literaturas, condensaram-se em princípios superiores e nos mistérios de todas as religiões.


Originaram idéias e criações de obras primas. Fizeram a grandeza da arte, e mesmo sustentaram as instituições. Como objeto de fé, foram o amparo das almas na incerteza da vida: e, como culto, eram o sustentáculo e a base moral, sem o que, torna-se impossível a existência da sociedade.


Há tempo em que o homem é capaz de viver pela fé, mais tarde, ele tem necessidade de perquirir a razão das coisas. A filosofia, alia-se à Ciência e ambas ficam ao serviço da Razão.


Nessas concepções primitivas, não basta admitir um Deus, "uma divindade, em cada coisa criada". Tudo está animado em espírito, homens, seres e coisas e é singular: os Ecléticos e os Pantêistas que pressumem ser a flor, entre os filósofos, geralmente, n~~ao se dão boa conta de que o negro e o bugre, com direito inamovível lhes disputam a primazia.


Algumas concepções desse mundo primitivo são extraordinárias pelo seu fundo de beleza. A Éros e Ánteros, dos gregos, corresponde a divindade gêmea - Ifá. Como eles, Ifá representa o Amor, mas não somente a simpatia que aproxima um do outro. A sua ação se exercita sobre sobre toda a natureza: é a procriação viva, animada, inexplicada, que fecunda e multiplica líquidos, gases, minérios, fluídos, vegetais e animais.Nada pode furta-se à esse poder animador, único que ímpede que a Criação retorne de novo à escuridaão e ao caos.

Um comentário:

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog