quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Espírito da entimidade

Burquina Faso
Costa do Marfin

Togo


O livro de Sobomfo Somé,o Espirito da Intimidade, fala da cultura do grupo etnico Dagara da África do Oeste, que nasceu e foi criada em Burquina Faso.



Na verdade este livro fala sobre o ensinamento ancestrais africanos sobre o relacionamento.



O povo Dangara, é encontrado principalmente nos países de Gana, Costa do Marfim e Togo.



No interior destes países, em sua fronteira norte está Burkina Faso, que se chamava Volta Superior. Em 1984, o governo de Volta Superior decidiu que o seu nome colonial era muito complicado e escolheu um novo que significa "a terra dos anscestrais orgulhosos".



Em 1882 quando o conselho europeu na Belgica tentou dividir esse grande continente acabando de separar o povo Dagara.



E essa história se parece e muito com os outros grupos etnicos em África. Vale sempre ressaltar que a divisão da Africa, é algo que foi imposto pelos europeus, e pelo processo de imperialismo, político militar e todos os conflitos, foram mediculosamente traçados em cima disto.



No Ocidente poucos falam da beleza, e do respeito que este povo africano deve receber por parte da comunidade internacional.



A minha intenção é mostrar um pouco desta beleza, através de fotos destes países, mesmo sem o conhecimento da cultura Dagara. Mas entendendo que somos irmãos de uma mesma anscestralidade e de um mesmo respeito, somos seres da raça humana, em que buscamos a nossa humanidade na transformação social em compartilhamento de respeito.
Manoel Messias Pereira
professor e poeta
especialista em africanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog