sábado, 10 de abril de 2010

Acidente Áereo mata o presidente polonês

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morreu neste sábado quando o avião em que viajava com 95 pessoas, entre elas sua esposa e os principais comandantes das Forças Armadas, caiu sem deixar sobreviventes perto de Smolensk (oeste da Rússia).

A tragédia ocorreu no momento em que a aeronave tentava pousar em meio à névoa densa, pouco antes das 11horas de Moscou (4 horas em Brasilia), perto de uma pista de pouso situada na periferia da cidade de Pechersk, a alguns quilômetros de Smolensk. "O avião teria se chocado com árvores, incendiando em seguida", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês, Piotr Paszkowski, ao canal TVN24. "A bordo viajavam o presidente, a esposa, o chefe do Estado Major e o vice-ministro das Relações Exteriores, Andrzej Kremer", acrescentou que entre as vítimas está o presidente do Banco Central polonês.

O presidente russo Dimitri Medvedev e o primeiro ministro Vladimir Putin apresentaram condolências ao povo polonês e prometeram investigação minuciosa do acidente. "Como todos os cidadãos russos, soube desta tragédia com dor e compaixão profundos e sinceros", declarou Medvedev.

Todos se dirigiam a Katyn, perto de Smolensk, para assistit a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia de Stalin.

A União Européia, lamentou a morte do presidente. O presidente Kaczynski, era jurista, católico e conservador.



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog