sábado, 17 de abril de 2010

Os Soviets


Quando lembramos Lenin, e sua Tese de Abril, evidente que vamos lembrar dos "Soviets", que é um termo russo e que significa, conselho e vai adquirir um significado político com a Revolução Russa, quando em muitas cidades industriais os sovietes de representantes de trabalhadores vai surgir. Esses conselhos comandavam as greves gerais e serviam de veiculo para a agitação revolucionária dos partidos socialistas e das organizações anarquistas. Após a revolução de Menchevique de 1917, surgiram novos soviets integrados por delegados de operários e soldados e alguns exclusivamente por camponeses, ou seja ND ou Células.


A idéia de usar a sigla ND, que muitos intelectuais organicos usam é pra significar o que intitulamos de Núcleos Democráticos e essa foi uma sigla utilizada no Brasil, e através de NDs, foram feitas até festas de igrejas, carnavais e coisa assim. O importante é que havia sempre um grupo de militantes na provocação, na organização, no processo de transformação, num contexto da realidade do povo. Já Células são grupos em que cada um de nós podemos estar atuando.


Os soviets tornaram -se um grupo de pressão extremamente influente, competindo com o governo provisório e criando uma verdadeira dualidade de poder na Rússia. Os lideres do Partido Bolchevista consideravam os soviets instrumentos de insurreição e orgão embrionário de um novo regime.


É importante traçar a nossa reflexão, com base na necessidade de mudar. E sim mudar pra uma governança do mundo em que a partilha de pão, paz e terra sejas estabelecida, que as canções de alegria possam tocar os corações, e que o respeito pelas diferenças possa ser um tópico importante desta mudança. O que não dá pra conviver com um mundo tão desigual, e desmedido como temos enfrentado no contexto do capitalismo.



Manoel Messias Pereira

professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog