quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os 140 anos de Lênin


Hoje lembramos a data de nascimento de Lênin, acontecido em 1870. E evidente que ao pensar neste homem símbolo, vamos lembrar de seu livro "O que fazer?" Uma obra escrita em 1902, na qual o autor dizia que o proletariadom jamais chegaria ao socialismo por si só. Era preciso guiá-los do alto por uma vanguarda revolucionária, ou seja, intelectuais de esquerda que conduziriam os trabalhadores a revolução. e esses revolucionários, poriam fim ao regime czarista russo imediatamente sem esperar o desenvolvimento do capitalismo industrial.


Em 1903, no Congresso de Fundação doPartido Operário Social Democrata da Russia Lenin obteve apoio da maioria dos participantes, daí os seus partidários chamarem de bolcheviques( em russo bolscinstvó, maioria). Mas um grupo minoritário, os Mencheviques ( em russo menscinstvó, minoria)considerava que diante do atraso da Rússia e da ausência de um proletariado urbano organizado, a revolução só seria possivel se assumisse um carater democrático e burguês. A revolução deveria se colocar no poder a burguesia para garantir o desenvolvimento do capitalismo e, partir dai, a formação de um proletariado organizado.


Distante desta discussão em 1905o czar Nicolau II envolveu a Rússia numa catastrófica guerra contra o Japão pelo domínio da Coréia e da Manchúria. Durante a guerra, no Domingo Sangrento, o czar, numa prova de tirania ordenou o massacre de uma manifestação pacífica que pedia a saida russa do conflito enquanto cantavam "Deus salve o czar". Em protesto contra o massacre explodiram greves, assassinatos de autoridades, revoltas em nações submetidas pelo Império Russo, rebeliões camponesas e estudantis, que se multiplicaram por toda a parte. Estava em curso a rebelião de 1905. A insatisfação com as condições precárias levou a rebelião também os marinheiros do encoraçado Potekim, igualmente massacrados por Nicolau II. As greves paralisaram a economia do país.


Ao final da guerra derrotado o Czar assinou a paz nos termos estabelecidos pelo Japão desmoralizado e com o governo reduzido à mais completa desorganização, prometeu criar uma monarquia constitucional, com um parlamento submetido ao seu poder, a Duma. Porém quando a Duma começou a criticar a sua atuação, Nicolau II a dissolveu voltando a adotar sua antiga política autocrática.


Em fevereiro de 1917 - Tivemos os Menchevique cumprindo a sua tarefa de derrubar Nicolau II e estabelecer a República da Duma. Buscando o apoio político e financeiro das potencias capitalistas, permaneceram na guerra, frustrando boa parte da população.Sem conseguir acabar com a burocracia czarista e sem conseguir criar uma rede administrativa, o governo deixou de funcionar.


É neste momento que os sovietes, conselho de trabalhadores, soldados e camponeses dominados pelos bolcheviques, ganharam espaço. Lênin então publicou sua Tese de Abril, defendendo todo o poder aos soviets, a nacionalização dos bancos e da terra e a saída da Rússia da guerra.


Em maio Alexander Kerenski, um advogado que vai assumir o poder disposto a continuar na guerra, enquanto as tensõe internas aumentavam. Os países anexados Finlandia, Ucrânia, Georgia, e outros -, apoiados por vezes no dinheiro alemão, exigiam a secessão. Em fis de agosto e incio de setembro uma conspiração tentou sem sucesso instalar uma ditadura militar.


E neste cenário os bolcheviques lideraos por Lênin, ganham força nos sovietes. E no dia 6 e 7 de novembro no calendario gregoriano e no dia 24 e 25 de outuvro no calendario juliano, quase que nem precisaram tomar o poder este caiu nas mãos . E rapidamene um governo foi instalado em nome do Segundo Congresso Pan Russo dos Sovietes.


Os liberais esperavam que a revolução tivesse o mesmo fim da Comuna de Paris. Quando se cumpriram dois meses e quinze dias. Mas o Centralismo revolucionário, por meio de um instrumentos único de poder, o Partido Bolchevique, com 600 mil membros altamente disciplinadi, permitiu o sucesso. e modelo bolchevique serviu de balise para muitos revolucionarios do século XX.


Logo após a assumir o poder Lênin submeteu ao Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha pela qual a Rússia entregava a Letônia a Lituânia, a estônia ,a Finlandia, a Polônia e a Ucránia. Enquanto isto a luta continua no Páis enfrentando-se o exercito branco (apoiado pelas potencias estrangeiras) atacavam os revolucionários bolcheviwques chamados de russos vermelhos.


Eleito Presidente do Conselho dos Comissários do Povo, já na manhã de 26 de outubro, Lênin anunciou as principais medidas do novo governo proletário que se constituia:


a) a expropriação das terras da Igreja, da Coroa e da aristocracia, dsua distribuição aos camponeses através dos Comitês agrários;

b)proposta de Paz imediata todos os países em guerra. Apenas a Alemanha interessada em livrar da frente oriental respodeu ao armistício em março de 1918.

c)nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros no país

d) controle de fábricas pelos operários

e)Organização do exercito vermelho, dirigido por Trotsky

f)decreto de autodeterminação das nacionalidades até então submetidas à Russia.




Manoel Messias Pereira

professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog