domingo, 25 de abril de 2010

As eleições de 25 de abril de 2010 em Cuba

Neste dia 25 de abril de 2010 - Ocorre em Cuba as eleições para o Conselho de estado da República de Cuba, paradelegados das 169 Assembleias Municipais do Poder Popular.
Este é o 13. Processo eleitorial e desde 1976 com a participação dos entusiasta e responsável de todos os cidadãos com idade acima de 16 anos. Nesta ocoasião são as chamadas eleiçoes parciais.

Nos outros países, que defendem uma eleição com maquinaria, dinheiro e fraudes como no Brasil, nos Estados Unidos. Não creem nestas eleições, como realiza-se em Cuba.
O processo ainda é sucetivel de aperfeiçoamento, mas o que marca a diferença é que o processo é marcado , a)Registro eleitoral automático, b)assembleias de Nomeação de candidatos e delegados,c) Não há propaganda eleitoral: d)a votação e apuração popular.
Assim que o sujeito nasce em Cuba ele tem o direito a saúde, educação, gratuitamente como de chegar aos 16 anos e ser automáticamente inscrito no registro eleitoral. Ninguém é excluido, e não se cobra nada por isto.
Na Assembleia de nomeação, todos tem o direito de eleger e ser eleito e isto impede a possibilidade de fraude. O candidato sai de um mapa político, na assembleia de nomeação. O Partido Comunista é a força dirigente da sociedade e do estado e não uma organização com propósitos eleitorais. Não apresentam, não elegem, nem revogam nehum dos eleitos, que ocupamos cargos públicos. e entre os seus objetivos não está e nem nunca esteve ganhar as eleições. Em cada processo são celebrados militantes do Partido, porque concidadãos consideram pessoas com méritos, e aptidões e não por militância política.
Não há propaganda política a seu favor, ninguem necessita ter dinheiro, de expor fotografias. Nas biografias os méritos dos candidatos alcançados na vida social, nenhum candidato é privilegiado. Se não desejar votar não acontece nada, não há perda de empregos, não há multa, pode não comparecer ou entregar o boletim em branco. Na última eleições de 8 milhões de pessoas, 97% compareceram.
A contagem de votos é pública e todos podem acompanhar em cada colégio. O importante é ter a democracia pra libertar o povo, não pra impedir isto ou aquilo.
Os nossos jornais democráticos não escrevem ou falam sobre as eleições cubanas, por falta de democracia de nossa imprensa, que atendem aos anseios de uma ditatuda da burguesia, com olhar neo-liberal no poder. Em que há a igualdade dos iguais, em que a liberdade e formatizada pelo valor financeiro e estão excluídos os trabalhadores e os que recebem as migalhas governamentais das bolsas x e y, e a fraternidade é uma mentira, como diria Votaire "vamos mentir sempre não temporariamente, mas sempre"
Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog