sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vimbo Li'Olonjoi

Este é o escritor Domingo Florentino
O escritor Domingo Florentino apresentou nesta semana dia 14 de abril de 2010 em Luanda - Capital angolana, o seu livro "Vimbo Li'olonjoi" que significa a terra dos sonhos, na lingua nacional umbundo, editado pela União dos escritores angolanos.
Em terra dos sonhos estão publicados dois textos diferentes "Vimbo"propriamente dito e "O azar do mais velho Kalavelob Lopesi" com uma tiragem de 1000 exemplares.
Segundo o autor o primeiro é a expressão metafórica do hibridismo histórico-cultural em que se debatem as nações africanas e as respectivas culturas e linguas, como resultado do contato com as culturas alheias a sua realidade e, por isso mal assimiladas. Enquanto que o segundonarra a sua pequena história dos tempos atuais em algumas esperanças de outros tempos que aparecem diluídas em conjunturas enxurradas diluvianas.
Com essa linguagem simples e com recursos das expressões em língua umbundo, mostra -se a preservação dos valores culturais bantu e a adoção de hábitos provindos do exterior levam a quase rejeição da própria identidade.
Com essa obra pretende reavivar a reflexão sobre a importância da valorização e do ensino da língua nacional, bem como mostrar a tradição e a modernidade que devem caminhar juntas sobretudo num país multicultuaral como Angola.
Essa obra chama a atenção pois globalização não significa a negação da africanidade nem tão pouco a inferiozação dos que dela se orgulham.
o autor Domingo Florentino é o nome artístico ou pseudonimo utilizado pelo ex-ministro Marcolino Moco, nascido em 19 de julho de 1953 na provincia de Huambo, ja tem publicados outras obras como "Rais do povir" a luz alfabetizada das palavras e "Vocifuka Colyañe" toda escrita em poesia.
Manoel Messias Pereira
professor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog